O HMCamp (hospital de campanha) do Anhembi (zona norte da capital paulista) recebeu, neste sábado (25), 159 novos pacientes com Covid-19. A admissão deles, que demora de cinco a dez minutos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, chegou a gerar uma fila na área de internação.
De acordo com novo protocolo de atendimento do município, os HMCamp feitos pela Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), recebem pacientes com o novo coronavírus em estado menos grave, encaminhados de hospitais da rede pública, com o objetivo de não sobrecarregar UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).
Até este domingo (26), boletim do governo municipal apontava que no Anhembi 353 pessoas estavam internadas, com previsão de mais 36 transferências.
Já o HMCamp montado no estádio do Pacaembu, na zona oeste da capital, contava com 132 internados, também neste domingo.
Segundo a prefeitura, 462 pessoas receberam alta após passarem pelos hospitais de campanha.
Segundo Luiz Carlos Zamarco, coordenador do Núcleo de Assistência Hospitalar do Comitê COVID-19, esta unidade atende pacientes com quadro oncológico e, em um segundo momento, será usada para a convalescência de pessoas que estiverem nas UTIs no sistema público de saúde.
Os dois hospitais de campanha contam com cerca de dois mil leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus. Um outro está sendo montado no complexo esportivo do Ibirapuera, na zona sul da cidade.
O novo protocolo da prefeitura também orienta para que pacientes com sintomas da Covid-19 permanecem em casa, em isolamento social, após procurar atendimento em unidades de saúde.
Caso os sintomas não melhorem em até quatro dias, o governo municipal orienta para que o doente retorne à unidade primeiramente procurada, da qual pode ser encaminhado para um dos hospitais de campanha.
Hospitais municipais
Ainda segundo a prefeitura, os hospitais municipais da capital estão com 74% de ocupação nos leitos de UTI. No sábado essa taxa era de 64%. São 1.122 pacientes internados, sendo 336 em UTIs.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.