São Caetano fará testes de Covid-19 na casa dos moradores

Serão 4.000 kits de exames e resultado deve sair em 48 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Caetano do Sul (ABC) vai realizar 4.000 testes na casa dos moradores que estiverem com sintomas do novo coronavírus, como tosse, febre e falta de ar.

Segundo a prefeitura, os moradores da cidade que estiverem com sintomas de gripe ou da Covid-19 devem ligar para registrar seus dados pessoais no site.coronasaocaetano.org, o que pode ser feito em qualquer dia ou horário, ou no Disque Coronavírus 0800 774 4002, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

As informações serão avaliadas por alunos do 5º e 6º ano do curso de medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que ligarão para o morador em até 24 horas. Nesta conversa por telefone, será decidido se o paciente será monitorado ou se já será enviada equipe para entregar o kit do exame em sua residência.

Prefeitura de São Caetano do Sul fará testagem domiciliar para diagnosticar novo coronavírus - Prefeitura de São Caetano do Sul/Divulgação

Caso seja necessário fazer o exame, o estudante de medicina e um agente de saúde irá até a casa do paciente levar o kit para fazer o teste. A coleta da amostra será feita na hora pelo próprio morador. As instruções de como fazer a coleta serão dadas por meio de um vídeo enviado previamente.

O material coletado será enviado para o Instituto de Medicina Tropical da USP, onde será feita a análise. O resultado estará disponível em até 48 horas.

Os 4.000 kits de exames foram comprados pela própria prefeitura. Com a ação, o município espera conter o avanço dos casos do novo coronavírus em São Caetano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até quarta-feira (8), São Caetano tem 57 casos confirmados de Covid-19 e um óbito.

A prefeitura fez uma parceria com o Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo), a USCS e a General Motors, que emprestou 18 veículos, para tocar o programa.

Bloqueio

A prefeitura também bloqueou desde quarta (8) as principais entradas da cidade, para conter o fluxo de veículos nos bairros Barcelona, Mauá (Base de Segurança), Fundação (Viaduto Independência) e centro.

Também ocorrem bloqueio nas ruas Amazonas, Serafim Constantino, Manoel Coelho e avenida Goiás. De acordo com a administração municipal, a restrição vai durar até o próximo dia 22.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.