Aulas práticas para tirar carteira de habilitação voltam nesta quinta em São Paulo

Detran promove retomada gradual dos centros de formação de condutores; aulas teóricas serão dadas por viodeoconferência

O estado São Paulo inicia nesta quinta-feira a retomada gradual das atividades dos CFCs (centros de formação de condutores) credenciados pelo Detran.SP, gestão João Doria (PSDB), com aulas remotas.

Assim voltam a ser atendidas as demandas iniciadas antes da suspensão do atendimento presencial em função da pandemia do novo coronavírus, ainda em março.

Funcionários limpam auto escola na zona sul de São Paulo à espera da liberação para volta às atividades suspensas por causa do novo coronavírus - Rubens Cavallari - 29.mai.20/Folhapress

O cronograma será dividido em etapas: o reinício das aulas práticas começa quinta e as teóricas ficam para a próxima segunda-feira (29).

As aulas teóricas para primeira habilitação serão ministradas pelos instrutores por meio de videoconferência. Já aqueles que passam por reciclagem terão acompanhamento online, enquanto a realização das provas será presencial e individual.

O uso de máscara será obrigatório e os centros de formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.

Cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, carteira para portadores de necessidades especiais, mudança de categorias e reabilitação serão atendidas. O Detran espera dobrar esse número na próxima semana.

Já os testes práticos, com previsão de retomada para a primeira quinzena de julho, serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro.
O objetivo é reduzir a quantidade de provas. Alunos e instrutores deverão usar máscara e o veículo passará por higienização a cada exame.

A oferta dos serviços é possível graças a um sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela Prodesp (empresa de tecnologia do Governo) para comprovar a identidade dos condutores, por meio da biometria já cadastrada quando os alunos fizeram a matrícula.

A autorização para a realização dos cursos teóricos e práticos será concedida apenas para os municípios que estejam estabelecidos a partir da chamada fase dois (laranja), do Plano da gestão Doria (PSDB).

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.