O estado São Paulo inicia nesta quinta-feira a retomada gradual das atividades dos CFCs (centros de formação de condutores) credenciados pelo Detran.SP, gestão João Doria (PSDB), com aulas remotas.
Assim voltam a ser atendidas as demandas iniciadas antes da suspensão do atendimento presencial em função da pandemia do novo coronavírus, ainda em março.
O cronograma será dividido em etapas: o reinício das aulas práticas começa quinta e as teóricas ficam para a próxima segunda-feira (29).
As aulas teóricas para primeira habilitação serão ministradas pelos instrutores por meio de videoconferência. Já aqueles que passam por reciclagem terão acompanhamento online, enquanto a realização das provas será presencial e individual.
O uso de máscara será obrigatório e os centros de formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.
Cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, carteira para portadores de necessidades especiais, mudança de categorias e reabilitação serão atendidas. O Detran espera dobrar esse número na próxima semana.
Já os testes práticos, com previsão de retomada para a primeira quinzena de julho, serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro.
O objetivo é reduzir a quantidade de provas. Alunos e instrutores deverão usar máscara e o veículo passará por higienização a cada exame.
A oferta dos serviços é possível graças a um sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela Prodesp (empresa de tecnologia do Governo) para comprovar a identidade dos condutores, por meio da biometria já cadastrada quando os alunos fizeram a matrícula.
A autorização para a realização dos cursos teóricos e práticos será concedida apenas para os municípios que estejam estabelecidos a partir da chamada fase dois (laranja), do Plano da gestão Doria (PSDB).
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.