Uber anuncia modalidade táxi na cidade de São Paulo

Taxistas da capital poderão fazer o cadastro no aplicativo

São Paulo

A Uber anunciou nesta semana que vai começar a oferecer viagens de táxis na cidade de São Paulo. A modalidade valerá tanto para pessoas físicas como para os clientes corporativos.

Segundo a Uber, com a nova modalidade, taxistas credenciados na prefeitura podem baixar o aplicativo para parceiros e iniciar o cadastro na plataforma a partir da próxima semana. A expectativa é de que a modalidade esteja disponível para o usuário paulistano no próximo mês.

O motorista de aplicativos Eder Gonçalves Ribeiro mostra a proteção de acrílico para evitar contagio do novo coronavírus - Rubens Cavallari - 1º.jul.2020/Folhapres

Segundo a empresa, o cadastro de taxistas seguirá o mesmo processo dos outros parceiros da Uber: precisam apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.

O preço do Uber Taxi vai seguir a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no aplicativo o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança. Por enquanto, serão aceitos somente meios de pagamento digitais, diz a Uber.

Segundo a empresa, como o preço é calculado pelo taxímetro, na categoria Uber Taxi o aplicativo vai mostrar um valor estimado da corrida, que pode mudar de acordo com as condições da viagem. Antes de cada solicitação, será exibida uma mensagem com as regras para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.

Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também vão pagar pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os termos da parceria. A empresa não informou quanto será cobrado dos taxistas.

As viagens de táxi contarão com todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades. Antes de começar uma viagem, o usuário recebe todas as informações do veículo (modelo e placa do carro, nome e foto do motorista) e pode optar por receber um código de verificação que deve ser informado ao motorista, confirmando que ambos estão na viagem correta.

Todos os condutores também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da Covid-19, uma checagem adicional verifica o uso de máscara. Também pensando na higiene, taxistas e passageiros passarão por checklist antes de cada viagem, onde se comprometem a tomar medidas de prevenção ao vírus como manter as janelas abertas, usar apenas o banco traseiro e a máscara.

A Uber disse que também vai oferecer aos taxistas que cumprirem os requisitos reembolso pela compra de máscaras e álcool em gel, bem como agendar higienização do carro e adquirir uma divisória plástica para o interior do veículo no Centro de Higienização da Uber.

Da mesma forma, os taxistas também terão acesso ao programa de assistência financeira implementado pela Uber em razão da Covid-19, em que os parceiros recebem o equivalente à média de ganhos que tiveram antes da solicitação.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.