Ouvidoria de SP tem aumento de 70% nas queixas em julho

Alta foi puxada pelas reclamações do vale-merenda dado a estudantes que estão sem aula

São Paulo

O número de queixas registradas na Ouvidoria da Prefeitura de São Paulo em julho deste ano foi 70,2% maior do que o relatado no mesmo período de 2019. No ano passado foram 2.100 reclamações, ante 3.574 em julho de 2020.

As críticas feitas à Ouvidoria são motivadas por serviços que, de forma geral, não tiveram atendimento satisfatório após serem registrados nos canais convencionais, como o Portal 156, por exemplo.

Queixas na ouvidoria
arte agora sp

Em julho deste ano, a queixa mais recorrente na Ouvidoria foi do item alimentação escolar. Sem qualquer reclamação no mesmo período de 2019, motivou 431 reclamações agora em 2020.

O aumento das queixas se deve à implantação do vale-merenda. O benefício foi criado pela prefeitura como forma de ajudar as famílias de alunos da rede municipal que dependiam da merenda escolar e, por causa da pandemia, ficaram sem o alimento com a suspensão das aulas. A gestão Bruno Covas paga entre R$ 55 a R$ 101 por estudante.

Em agosto, o Agora mostrou que pais e responsáveis tiveram problemas para resgatar o vale-merenda. Famílias se queixaram que a grana, que deveria ser depositada nos primeiros dias do mês, estava atrasada.

O surgimento das reclamações teria acontecido durante mudanças contratuais entre a administração municipal e a empresa responsável pelo cartão do vale-merenda.

Já as queixas relacionadas diretamente à pandemia do coronavírus representaram apenas cerca de 4% (145) do total em julho, estável em relação a junho (155). O pico foi em abril, com 465 queixas.

No primeiro semestre de 2020, os registros na Ouvidoria sobre a pandemia lideraram o ranking de críticas. Foram 1.332 registros de estabelecimentos que se mantiveram abertos irregularmente ou que não forneceram álcool em gel e/ou permitiram a entrada de pessoas sem máscara durante a quarentena.

O segundo serviço com mais queixas no mês de julho foi o de poda e corte de árvores, com 251 reclamações (veja mais no quadro ao lado). Em terceiro lugar ficaram os registros de problemas de pavimentação de ruas e avenidas e buracos no asfalto.

Resposta

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), informa que ampliou, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a sua rede de atendimentos da Ouvidoria, contando atualmente com oito unidades do Programa Descomplica SP.

Sobre o vale-merenda, a secretaria da Educação informa que as reclamações referentes à alimentação escolar em julho ocorreram durante o período de universalização do Cartão Alimentação, entretanto representam apenas 0,07% do atendimento total da pasta para o benefício.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.