Descrição de chapéu Zona Leste

Policiais civis vão prestar depoimento sobre desaparecimento de adolescente

Menor de 17 anos e amigo desapareceram em 19 de agosto

São Paulo

Dois policiais civis foram intimados para prestar depoimento nesta semana sobre o desaparecimento do adolescente Thales Barreto de Santana, 17 anos, e de um amigo dele, identificado somente como Cristiano. Ambos foram vistos pela última vez, em 19 de agosto, na região da Vila Itaim (zona leste da capital paulista), segundo testemunhas entrando em um veículo Gol azul. O caso é acompanhado pela Corregedoria da Polícia Civil.

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) também acompanha o caso e divulgou um cartaz com a foto de Santana, para auxiliar na localização do rapaz.

“Os policiais que ocuparam a viatura na data dos fatos foram intimados e irão prestar depoimento nesta semana”, afirma trecho de nota da SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), afirmando que investiga “todas as circunstâncias” sobre o desaparecimento dos dois amigos.

A viatura mencionada pela pasta é descaracterizado, ou seja, não conta com nenhuma identificação, se assemelhando a um automóvel comum.

O carro foi fotografado por uma testemunha um dia antes do desaparecimento das vítimas, em 18 de agosto. Na ocasião, segundo a mãe de Santana relatou em depoimento à polícia, dois homens em um Gol azul, que teriam se identificados como policiais civis, abordaram o rapaz exigindo R$ 30 mil dele.

Aviso do Ministério Público de São Paulo sobre o desaparecimento de Thales Barreto de Santana, 17 anos, que sumiu no dia 19 de agosto na zona leste - Divulgação/Ministério Públic

Ela acrescentou que o adolescente não tinha a grana exigida pelos supostos policiais, os quais teriam diminuído o valor para R$ 3.000, valor passível de substituição pela suposta droga que o jovem mantinha em sua residência, segundo registrado pela Polícia Civil.

No dia seguinte, Cristiano chamou Santana em casa, por volta do meio-dia. Após isso, testemunhas fotografaram um Gol azul, no qual afirmam terem visto as duas vítimas entrando. O carro seria idêntico ao usado na véspera pelos dois suspeitos que teriam exigido grana do adolescente.

Advogado critica "morosidade"

O advogado Ariel de Castro Alves, que auxilia a família de Santana no caso, afirmou “estranhar” a demora para que os dois policiais fossem intimados para prestar depoimento, após mais de um mês do duplo desaparecimento. “Devemos estranhar tamanha morosidade para intimarem os policiais, que estavam na viatura descaracterizada que abordou o rapaz antes dele desaparecer”, afirmou.

Alves enviou áudio de testemunhas à reportagem, as quais afirmam terem visto Santana, acompanhado por dois homens, na noite do dia 20 de agosto, em uma região comercial da zona leste.

“Essa nova informação reforça a suspeita com relação ao desaparecimento forçado do rapaz com possível envolvimento de policiais civis, após supostas extorsões e ameaças deles", afirmou o advogado, que também é membro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) e do Grupo Tortura Nunca Mais.

Resposta

A SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), afirmou que os policiais que ocuparam viatura policial, nos dias em que as vítimas foram abordadas e desapareceram, foram intimados e "irão prestar depoimento nesta semana."

"Todas as circunstâncias relacionadas ao desaparecimento e à denúncia apontada são investigadas pela Corregedoria da Polícia Civil", diz trecho de nota.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.