Instituto de Geriatria faz testes da Covid-19 em idosos da zona leste de SP

Devem ser testadas três mil pessoas acima de 60 anos até o fim de outubro

São Paulo

Até o fim de outubro, 3.000 idosos da zona leste vão realizar, gratuitamente, testes para detectar anticorpos da Covid-19. A ação, promovida pelo IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia) em parceria com o Instituto Butantan, é para pessoas que morem em São Miguel, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.

Alcenor de Souza, 61, foi um dos que realizou o teste na sexta (2) junto da mãe, Aurea Queiroz de Souza, 81. “Queria me sentir mais tranquilo, especialmente pela idade da minha mãe.”

Iniciada na segunda quinzena de setembro, a testagem já foi feita em cerca de 2.300 pessoas acima de 60 anos. Os resultados saem em 30 minutos. Segundo Francisco Souza do Carmo, presidente do IPGG, 10,3% dos idosos apresentaram anticorpos para a doença, o que mostra que a população está muito exposta ao vírus.

Os testes são de anticorpos IgG e IgM que mostram se a pessoa já foi infectada. O objetivo do inquérito é monitorar os idosos que tenham resultados positivos, com acompanhamento semanal até 21 dias após o teste, e, para aqueles que tiverem resultado negativo, fazer uma sensibilização para reforçar as medidas de prevenção contra a doença.

O presidente do IPGG afirma que uma das motivações para realizar a testagem é que a população idosa da região representa uma parcela vulnerável à Covid-19 por fatores como as baixas escolaridade e renda, além de morarem em casas com familiares de muitas gerações.

“Nosso trabalho é tentar fazer com que a maioria que não foi contaminada não seja até que haja uma vacina, porque essa população é mais vulnerável à contaminação”. Somente pessoas assintomáticas são testadas. É necessário apresentar CPF, documento com foto, telefone para contato e comprovante de endereço.

Os pacientes com sintomas gripais são orientados a procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para acompanhar e monitorar o caso. Para pacientes com dificuldade de locomoção, como Aurea, a coleta é dentro do carro.

Na próxima etapa será feita testagem itinerante pela região —os locais ainda estão em estudo— para minimizar os deslocamentos e a exposição dos idosos.

Apesar da previsão de realizar 3.000 testes, esse número pode subir caso haja demanda e capacidade de execução. Inicialmente, o inquérito tinha o objetivo de atender só os usuários do Instituto de Geriatria.

Inicialmente, o inquérito tinha o objetivo de atender somente os usuários do Instituto de Geriatria. Com a alta procura, contudo, a abrangência cresceu. Os funcionários do órgão também foram testados para tentar garantir que não fossem transmissores da Covid-19.

De acordo com a Secretaria da Saúde do estado, mais de 76% das mortes por Covid-19 são de pessoas com 60 anos ou mais. A faixa etária representa 16,5% dos casos confirmados da doença.

SERVIÇO
Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG)
Endereço:
Praça Aleixo Mafra (Praça do Forró), 34, São Miguel Paulista, zona leste
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Documentos necessários: CPF, documento com foto, telefone para contato e comprovante de endereço
O teste só é realizado em pessoas acima de 60 anos
Quem apresentar sintomas similares aos da gripe, como tosse, coriza e febre, não é testado

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.