Descrição de chapéu Zona Sul alimentação

Obra fecha unidade do Bom Prato de Paraisópolis, na zona sul de SP

Governo faz reforma e moradores dizem que opção dada fica a 6 km de distância

A unidade do Bom Prato em Paraisópolis (zona sul) foi fechada para obras no último dia 26 de outubro e não há data para reabertura, diz o governo estadual.

No local eram servidas cerca de 2.800 refeições por dia para a população de baixa renda, com café da manhã a R$ 0,50, e almoço e jantar a R$ 1,00.

A alternativa dada pela gestão João Doria (PSDB) é que a unidade mais próxima, em Santo Amaro (zona sul). O problema é que a distância é de 6 km, ou seja, o equivalente a mais de uma hora de caminhada, segundo moradores.

O jardineiro Carlos Gabriel, 45 anos, diz que fazia as três refeições do dia na unidade. "Fiquei desempregado na pandemia. Sem lugar certo estou tendo que sair pela comunidade atrás de quem doe alimentos. O café da manhã já abri mão."

O presidente da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, acha que a opção em Santo Amaro é inviável.

"As pessoas que vão para a fila do Bom Prato não têm estrutura. É impossível gastar com condução até Santo Amaro. É muito mais caro do do que o preço da alimentação. E ir andando, com fome, mais de uma vez ao dia, não", afirma.

Gilson diz que a comunidade foi surpreendida pelo fechamento, em um momento delicado, no qual o desemprego aumentou, bem como o número de famílias pedindo cestas básicas e doações por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Nesses dias sem o Bom Prato o que vimos é que tem muito mais gente vindo para o pavilhão social pegar as marmitas. São distribuídas cerca de 5.000 mil unidades por dia", afirma.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social, da gestão João Doria (PSDB), afirma que a unidade do Bom Prato em Paraisópolis foi fechada para obras necessárias para garantir a segurança dos usuários.

A pasta afirma que está buscando medidas para o atendimento da população do bairro, sem citar quais. "Nos próximos dias estão previstas visitas técnicas para avaliação do cronograma da reforma e das obras estruturais", diz "O fechamento foi comunicado com antecedência e indicado a unidade mais próxima, em Santo Amaro."

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.