Veja as propostas para educação dos candidatos a prefeito de São Paulo

Criar vagas em creche e receber alunos na volta da pandemia são os desafios

São Paulo

Quem assumir a cadeira de prefeito pelos próximos quatro anos vai encontrar na Educação velhos desafios nunca superados na capital paulista. A falta de vagas em creches, por exemplo, é o maior gargalo no ensino infantil —são mais de 357 mil crianças matriculadas nas unidades da rede municipal.

Os candidatos também serão colocados à prova ao enfrentar os desafios impostos ao educadores na volta às aulas após a pandemia por coronavírus, entre os alunos mais velhos. O ensino à distância e o uso da tecnologia serão algumas das tarefas impostas a quem se tornar prefeito.

ANDREA MATARAZZO (PSD)

  • Implantar o programa Formação em Tempo Integral, que levará os alunos das escolas para equipamentos de esporte e de cultura regularmente, no contra-turno
  • Valorizar professores e demais servidores da educação
  • Incentivar o envolvimento da família e da comunidade com a escola

ARTHUR DO VAL (Patriota)

  • Projeto Escola 360
  • Equipamentos abertos e funcionando durante todo o ano, com reforço escolar, cursos profissionalizantes, educação financeira (Jovem Capitalista), entre outros
  • Valorização dos bons professores

BRUNO COVAS (PSDB)

  • Zerar a fila de espera nas creches municipais, que hoje é de aproximadamente 6.000 crianças
  • Realizar uma avaliação para verificar se os conteúdos passados remotamente durante o período da pandemia foram assimilados
  • Construir 12 novos CEUs (Centro Educacional Unificado)

CELSO RUSSOMANNO (Republicanos)

  • Promover a qualidade do ensino tanto na recuperação da defasagem causada pela pandemia, quanto para melhorar o aprendizado em todos os níveis
  • Engajar alunos e professores nos processos educacionais, através de metodologias ativas e atualização pedagógica, considerando a sociedade atual
  • Envolver toda a comunidade escolar em ações que resgatem a importância da escola, com o apoio da família, estudantes, professores, investimentos em estrutura e tecnologia digital

GUILHERME BOULOS (PSOL)

  • Zerar a fila das creches com a contratação de professores já concursados e construção dos equipamentos necessários
  • Aumentar o orçamento destinado para a educação municipal com a implementação do Custo Aluno Qualidade utilizando recursos do Fundeb
  • Valorizar os professores e outros funcionários da educação pública, garantindo plano de carreira e formação permanente

JILMAR TATTO (PT)

  • Não retomada das aulas presenciais em 2020, mas somente quando nos encontrarmos em situação de plena segurança sanitária
  • Garantir um plano pedagógico para retomada das aulas
  • Criar uma universidade municipal através da recuperação, fortalecimento e expansão da rede UniCEU

JOICE HASSELMANN (PSL)

  • Ampla avaliação para saber quais alunos tiveram algum aproveitamento durante o período da quarentena e quais simplesmente não tiveram aula, seja por falta de equipamentos ou de conectividade
  • Promover o ensino integral parte na sala de aula, com até quatro professores por turma, e a continuação do estudo em casa
  • Capacitar os professores para essas aulas e garantir que tanto eles como os alunos tenham equipamentos, como tablets

LEVY FIDELIX (PRTB)

  • Escola digital, com sala de 40 alunos, professor usando lousa digital e estudantes com tablets
  • Antenas com capacidade para transmitir a aula a até 20 km para alunos faltosos
  • Orientador educacional

MÁRCIO FRANÇA (PSB)

  • Abertura das escolas aos finais de semana e feriados para enfrentar calendário escolar atrasado em função da pandemia
  • Programa de Acesso a Instrumentos Digitais com disponibilização de computadores, tablets e outros instrumentos
  • Criação das Escolas do Amanhã, com aulas de programação e robótica desde a primeira infância e capacitação dos professores

MARINA HELOU (Rede)

  • Criar novas unidades de CEI, CEMEI e EMEI para atender, até 2026, a demanda de crianças que estão à espera de uma vaga
  • Tornar mais inteligente o sistema de distribuição das vagas na educação infantil para solucionar o problema da fila histórica, dobrando o número de vagas
  • Transição para atendimento em período integral para todas as crianças de até 5 anos e 11 meses que estão no ensino infantil

ORLANDO SILVA (PC do B)

  • Valorização dos professores, com aumentos graduais dos vencimentos, tendo como referência a experiência colocada em prática no Maranhão
  • Enviar para a Câmara Municipal projeto para a revogação do Sampaprev
  • Plano de reforço escolar que proporcione a recuperação do conteúdo perdido em virtude da pandemia

VERA LÚCIA (PSTU)

  • Não às aulas presenciais enquanto não houver vacina, testes em massa ou controle da pandemia, com garantia de alimentação escolar
  • Recontratação dos trabalhadores da educação demitidos pelo município
  • 30% do orçamento para a manutenção e desenvolvimento da educação e 6% para a educação inclusiva com os recursos ora destinados para o pagamento da dívida pública
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