Descrição de chapéu Eleições 2020

Votação no Mackenzie, em São Paulo, tem movimento tranquilo

No primeiro turno, universidade mediu temperatura dos eleitores, mas neste domingo (29) o protocolo não foi adotado

São Paulo

Um dos maiores locais de votação da região central de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie teve movimento tranquilo nas primeiras horas do dia da eleição. Diferente do primeiro turno, neste domingo (29), a escola não realiza medição de temperatura no acesso dos eleitores.

Em parte do primeiro turno, realizado no último dia 15, a universidade chegou a aferir a temperatura das pessoas que acessavam o local. A medida não faz parte do protocolo de prevenção à Covid-19 da Justiça Eleitoral. Pessoas com temperatura alta não eram impedidas de entrar.

Movimentação de eleitores no segundo turno das eleições na área externa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na região central de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

Naquele dia, a aferição foi suspensa à tarde, por solicitação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). O uso de máscara, contudo, segue obrigatório, assim como em todos os locais de votação, e a Justiça Eleitoral orienta que, se possível, os eleitores usem a própria caneta.

"Foi tudo uma maravilha, sem fila nenhuma", afirma o aposentado Mario Bonifácio, 77. Ele, que não tem mais obrigatoriedade de votar, decidiu ir mesmo assim. Para ele, a reserva da faixa de horário preferencial para eleitores acima de 70 anos tornou a tarefa bem mais fácil.

De máscara, caneta própria e luvas, o funcionário público Silvio dos Santos, 54, também escolheu o horário de menor movimento para votar. "Como não é horário exclusivo e a minha seção é sempre vazia, não iria prejudicar outras pessoas, achei que vir cedo facilitaria para ficar com o dia mais livre."

Sobre as medidas para fugir do coronavírus, ele afirma que todo cuidado é necessário. "Temos visto que cada um tem um sintoma diferente, e não é só para quem é do grupo de risco. Cada um tem que fazer a sua parte, só depende de nós."

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.