Descrição de chapéu Zona Leste chuva clima

Chuva provoca desabamentos na zona leste da capital paulista

Tempestade da última segunda também fez estragos na região central da cidade de São Paulo

Martha Alves
São Paulo

A forte chuva que atingiu São Paulo na noite de segunda-feira (25) provocou desabamento de casas, transbordamento de córregos, pontos de alagamentos, enchentes e quedas de árvores em diversos pontos da capital. Não houve feridos, segundo os bombeiros.

O caso mais grave ocorreu na rua Fernão Mendes Pinto, em Ermelino Matarazzo, na zona leste, onde seis casas foram interditadas após um deslocamento no terreno provocado pelas águas que passam pela tubulação que fica embaixo dos imóveis.

Moradores conferem estragos em casas após tempestade que atingiu a zona leste da cidade de São Paulo na segunda-feira (25) - Rivaldo Gomes/Folhapress

O autônomo Edinaldo da Silva, 36 anos, que mora com a mulher e dois filhos em uma das casas afetadas. Por volta das 20h, ele ouviu os gritos de uma vizinha pedindo ajuda e, quando chegou ao local, viu que a parede da casa havia cedido.

Segundo Silva, a tubulação afundou e houve um vazamento de água, que está levando a terra que fica da casa, gerando risco de desabamento imediato.

Na região central, uma árvore de grande porte caiu sobre um salão de beleza na rua Sabará, no bairro de Higienópolis, na madrugada desta terça-feira (26). No total, os bombeiros receberam chamados para 84 quedas de árvores, nove para enchentes e três relacionados a desabamentos.

Durante a tempestade, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) colocou as marginais Tietê e Pinheiros em estado de atenção para alagamentos. Por volta das 21h, houve o transbordamento do córrego Saracura na avenida 9 de Julho, na região central de São Paulo.

Segundo o CGE, o volume médio acumulado de chuva na capital em janeiro é de 189,7mm, o correspondente a 73,7% da média para o mês, que é de 257,5 mm.

A previsão do tempo para a capital nesta quarta-feira (27) é de sol e calor com os termômetros oscilando entre 20°C e 32°C. De acordo com os meteorologistas do CGE, a formação de nuvens carregadas, entre o fim da tarde e início da noite, podem provocar chuva em forma de pancadas isoladas com trovoadas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.