Ibirapuera sofre apagão desde dezembro e frequentadores apontam insegurança

Concessionária que administra o parque da zona sul de São Paulo afirma que problema é de responsabilidade da prefeitura

São Paulo

Boa parte do parque Ibirapuera (zona sul) sofreu um “apagão” em dezembro e, até o momento, não há nem sinal de que a iluminação voltará ao normal. O problema acontece dois meses depois de a administração passar para as mãos da iniciativa privada, com a concessionária Urbia, que afirma que a solução do problema cabe à Prefeitura, sob a gestão Bruno Covas (PSDB). Quem frequenta o lugar à noite reclama dos riscos à segurança.

Postes apagados e um breu nunca antes notado pelos frequentadores do Ibirapuera são agora parte da rotina de quem procura o parque à noite para correr, pedalar ou passear depois de um dia de trabalho. Para muitos, a situação é inédita.

“Está errado. Muita gente frequenta. A minha mulher mesmo fica muito assustada quando está aqui. Se passou para a iniciativa privada para melhorar, porque essa é a ideia, por enquanto não estou vendo melhorias”, diz o empresário Bruno Bettega, 35 anos. “Sou totalmente a favor da iniciativa privada, mas que seja feito da maneira correta”, explica.

A publicitária Letícia de Oliva Maia e Silva, 24, vai ao parque à noite andar de patins, mas só na companhia de outras pessoas. “Não ando sozinha aqui à noite. Conheço amigas que já tiveram problemas, inclusive estupro. Isso na época em que havia luz. Agora, então, sem luz, esquece”, conta. “Tirando que você não enxerga nada no chão, acaba causando acidentes, batendo em outras pessoas. É questão de segurança”, afirma.

O bartender Juan Victor de Freitas, 23, deixou o problema registrado no livro de queixas do parque e percebeu que não era o único. “O que mais tem é reclamação sobre a iluminação e a ciclofaixa escorregadia demais”, diz. “Venho na parte da manhã para treinar e à noite para andar de skate com a rapaziada, conversar. A gente está enfrentando esse descaso no momento. Melhorar, até agora, nada.”

O auxiliar de cozinha Victor de Moraes Barros, 22, também frequenta o parque à noite e diz que, por causa do apagão, tudo ficou mais inseguro. ”No verão, está sem luz e com o piso molhado. É perigoso. Os ciclistas acabam não enxergando nada e a ladeira afunila lá embaixo“, conta.
Além do trecho próximo à marquise, que segue interditada por causa de danos estruturais, áreas inteiras dos bosques também estão completamente às escuras.

Respostas

A Urbia, que assumiu a concessão do parque Ibirapuera, afirma que a responsabilidade da iluminação pública é da Prefeitura de São Paulo.

Segundo a concessionária, os responsáveis foram acionados repetidamente, desde a última semana de dezembro, por problemas no “anel principal do parque”.

Segundo a Urbia, a falta de luz em bosques internos é para “descanso da fauna”. Também afirma que conta com vigilantes, socorristas e dezenas de câmeras para aumentar a segurança.

A Urbia diz que não há evidência de qualquer dano provocado pela escuridão. Sobre a ciclofaixa, a concessionária diz que será repintada a partir de quinta-feira (14), em pontos específicos, para evitar acidentes.

A Enel Distribuição São Paulo também diz que a manutenção da iluminação pública nas áreas internas do Ibirapuera é de responsabilidade da prefeitura. "Em dezembro de 2020, a Urbia entrou em contato com a distribuidora. A Enel foi ao local e realizou a manutenção necessária na parte da rede elétrica da concessionária, o que normalizou a iluminação", diz a concessionária de energia, em nota. "Na tarde de hoje [segunda], o Ilume fez novo contato com a Enel relatando nova falha no sistema de energia do parque, especificamente a praça do Porquinho e a ladeira da Preguiça", afirma a empresa dizendo que agendou uma visita técnica em conjunto com a prefeitura para esta terça (12).

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da gestão Bruno Covas (PSDB), diz que o bosque interno entre os portões 7 e 8, ambos na avenida República do Líbano, são áreas de proteção à fauna, bem como alguns locais próximos ao viveiro Manequinho Lopes, por esta razão a iluminação é menos intensa.

Sobre os problemas de iluminação apontados, o DGIP (Departamento de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública diz que a concessionária está no local realizando a manutenção necessária.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.