Descrição de chapéu Coronavírus

Cidades do ABC antecipam vacinação de idosos contra a Covid-19

São Bernardo iniciou a imunização nesta quinta (4) e Santo André começa a vacinar pessoas a partir de 90 anos neste fim de semana; Campinas e Sorocaba também já vacinam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os cerca de 4.000 idosos com idade a partir de 90 anos de São Bernardo do Campo (ABC) começaram a receber a vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (4). A cidade é a primeira da Grande São Paulo a iniciar a imunização dessa parcela do grupo prioritário.

Oficialmente, a vacinação de idosos a partir de 90 anos no estado de São Paulo começa na próxima segunda-feira (8), segundo o governo João Doria. A imunização de pessoas com idade a partir de 85 anos tem início no dia 15. Ao todo, as duas faixas etárias somam cerca de 500 mil pessoas nos municípios paulistas.

Em São Bernardo, a vacinação da população idosa é realizada a domicílio. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, da gestão Orlando Morando (PSDB), os idosos estão sendo contatados pelas unidades de saúde em que possuem cadastro para que realizem o agendamento da visita.

A partir desta sexta-feira (5), dez equipes das unidades de saúde de São Bernardo do Campo estarão nas ruas para vacinar, cada uma, 100 idosos por dia. Nesse ritmo, a oferta da primeira dose desse grupo deve ser concluída até segunda-feira. A segunda dose deve ser administrada após 21 dias.

Helena Vechini Navas, 92 anos, é vacinada contra o novo-coronavírus, no primeiro dia de imunização de idosos em São Bernardo do Campo (ABC) - Rivaldo Gomes/Folhapress

A aposentada Helena Vechini Navas, 92 anos, não conseguia conter as lágrimas por receber a primeira dose da vacina. "Estou muito emocionada. Eu estava esperando demais", afirmou. O imunizante veio como um presente de aniversário adiantado, já que ela completa 93 anos no próximo dia 14. A neta dela, a auxiliar administrativa Cristiane Navas Pinheiro, 41, promete um bolo para comemorar a data e a vacina.

No carro

Em Santo André, também no ABC, a vacinação de idosos será antecipada para este sábado (6) e domingo (7). Ao contrário de São Bernardo, porém, a imunização ocorrerá em sistema drive-thru, em que as pessoas não precisam descer do carro.

A vacinação será das 8h às 17h, na prefeitura, no estacionamento da Craisa e no estádio Bruno Daniel. A gestão Paulo Serra (PSDB) afirma que a imunização não será realizada em postos de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os idosos devem ser inscritos no site da prefeitura e comparecer ao local de vacinação indicado com documento de identidade e comprovante de residência.

Outras cidades do estado de São Paulo que também começaram a vacinação de idosos nesta quinta-feira são Campinas (93 km de SP) e Sorocaba (99 km de SP).

A vacinação de idosos na cidade de São Paulo começa na próxima segunda-feira. Serão instalados cinco pontos de drive-thru, entre eles no estacionamento dos estádios do Pacaembu (zona oeste) e do Corinthians (zona leste), em quatro centros escola e em 468 unidades básicas de saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.