Prefeitura de São Paulo cancela Carnaval e blocos virtuais são opção

Folia na rua e na avenida só em 2022, diz prefeito Bruno Covas; saiba quais são as opções para curtir em casa até a terça-feira

Juliana Santos Tatiana Cavalcanti
São Paulo

O Carnaval de São Paulo está cancelado em definitivo este ano por causa da pandemia do coronavírius, segundo anunciou o prefeito Bruno Covas (PSDB), em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12).

No ano passado, Covas chegou a adiar a festa, que inclui escolas de samba e blocos de rua, para maio ou julho deste ano. A data exata ainda estava para ser definida.

Parte das escolas de samba já estavam se preparando para entrar na passarela este ano. “A expectativa era acontecer em julho. Já estamos fazendo os pilotos das fantasias e íamos escolher o samba-enredo em uma live. Agora vamos ter mais tempo para trabalhar”, afirma Clarício Gonçalves, do conselho gestor da Vai-Vai.

Em um ano em que a pandemia ainda não deu trégua e a vacina não chegou à maioria da população, não tem jeito: botar o bloco na rua, só no ano que vem.

Para incentivar os carnavalescos a celebrar de maneira segura, para evitar a disseminação da Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura abriu edital em janeiro em busca de blocos com atividades exclusivamente virtuais.

O resultante festival “Tô Me Guardando” —referência à tradicional música de Chico Buarque “Quando o Carnaval Chegar”— promoverá apresentações e “vivências” nas redes sociais até o dia 28 de fevereiro. Todos os eventos serão gratuitos ao público e renderão cachê entre R$ 1 mil e R$ 3 mil aos grupos participantes.

Um desses grupos é o Carnavelhas, bloco da banda de rock Velhas Virgens, tradicional projeto carnavalesco lançado em 2005, mas que saiu às ruas de São Paulo pela primeira vez em 2019. Recentemente o grupo lançou, ainda, a canção carnavalesca “Marcha da Vacina”.

Um dos fundadores do grupo, Alexandre Dias, o Cavalo, afirma que a situação é desoladora. "É a primeira vez que não fazemos uma apresentação de Carnaval.”

Para não deixar os fãs desamparados, o grupo organizará uma apresentação virtual no dia 23 via YouTube. Impulsionada pelo edital da Secretaria de Cultura, a live já estava nos planos desde que a banda entendeu a impossibilidade do Carnaval presencial em fevereiro. “Eu achei que nosso próximo show seria o Carnaval. Mas já no final [de 2020] vimos que não daria. Então preparamos uma música nova, o que fazemos todo ano, uma brincadeira e também uma crítica”, conta o músico, referindo-se à canção “Marcha da Vacina”, já disponível nas plataformas de streaming.

Outros blocos também preparam atividades virtuais para o mês, independentes do festival municipal. O bloco Berço Elétrico, voltado ao público infantil, preparou uma apresentação para este sábado (13), às 14h. “Queremos preencher o vazio que o Carnaval presencial vai deixar, e explicar para as crianças por que não podemos estar fisicamente juntos na rua neste ano”, afirma Diogo Rios, fundador do evento.

Em um vídeo lançado no canal do YouTube do Berço Elétrico, personagens tradicionais do bloco explicam de forma lúdica o efeito da pandemia na festa.

A apresentação programada para este sábado (13) usará elementos da animação e será transmitida ao vivo do Teatro Viradalata, em Perdizes (zona oeste de SP). Apesar da crise sanitária ter interrompido a onda de crescimento do público presente no bloco, Rios permanece otimista: “Vamos aproveitar a possibilidade que a internet nos dá de fazer um bloquinho que já está indo bem na cidade de São Paulo ser visto em todo o país”.

Utilizar a internet e o audiovisual para manter viva a chama do Carnaval também foi a proposta do bloco Casa Comigo, que em 2020 atraiu 150 mil pessoas. Neste ano, além de lançar uma canção temática, o grupo produziu uma websérie de três episódios chamada “De Onde Vem” —ecoando o lema escolhido pelo bloco para este ano, “O Carnaval Vem de Dentro”.

“Neste ano teríamos o nono desfile do bloco, e é a primeira vez que não vamos para a rua”, conta Raphael Guedes, um dos fundadores do Casa Comigo. “Nós ganhamos um lugar importante no Carnaval de São Paulo, e queríamos fazer jus à esta voz, com estas pequenas fagulhas —a websérie, a música, o clipe... Mostrar que o Carnaval pode aflorar mesmo sem a rua”.

A série e o clipe da canção “Vem de Dentro (Quando o Carnaval Chegar)”, versão de Chico Buarque, já estão disponíveis no Instagram do bloco.

Sem bloco na rua

Houve também quem optou por não ter programação presencial ou virtual para a data, como o bloco Domingo Ela Não Vai, dedicado à velha guarda do axé. Seu fundador, o jornalista Alberto Pereira Jr., diz que a programação cultural online para o Carnaval 2021 já é vasta e, presencialmente, “o Carnaval depende de aglomeração, e enquanto não tiver vacina para todo mundo e for liberado pelos órgãos responsáveis, não faz sentido ir para a rua”.

Os organizadores também comentaram a falta de Carnaval. Alberto era um dos que contavam com essa possibilidade para este ano: “Assim que pudermos botar o bloco na rua, com certeza vamos nos juntar ao povo e celebrar o Carnaval fora de época. Seja em 2022 ou quando necessário, tudo depende de vencermos a pandemia”.

Mulher em cima de um trio elétrico
Carnavelhas, o bloco da banda Velhas Virgens, durante desfile em 2020 - Divulgação

Cavalo, das Velhas Virgens, levanta a própria idade, 52 anos, e revela preocupação com os riscos de uma celebração física ainda neste ano. “Shows são nosso maior ganha-pão, mas neste momento, não tem como. Até junho ou julho, ainda vai ter uma parte pequena da população vacinada, e não há como fazer algo presencial com segurança”, cita o músico, antes de saber do cancelamento do Carnaval.

Raphael Guedes, do bloco Casa Comigo, concorda. “Nossa posição é clara: só vamos fazer Carnaval quando todo mundo for vacinado”, pondera. “Por enquanto, nos guardamos para quando o Carnaval chegar, e torcemos para que chegue o quanto antes”.

Caia na folia

Festival Tô Me Guardando

Beatles Para Crianças
Sáb. (13), às 10h
Onde: Facebook (Beatles Para Crianças)

Bloco do Beco
Sáb. (13), às 16h
Onde: Facebook (Bloco do Beco)

Unidos da Melhor Idade
Dom. (14), às 15h
Onde: Facebook (Pholia Na Luz/live)

Tiquinhos Pensantes (Vivência)
Seg. (15), às 10h
Instagram (Tiquinhos Pensantes)

Bloco do Ó
Ter. (16), às 19h
Onde: Facebook (Bloco do Ó)

Bloco do Desmanche
Ter. (16), às 19h
Onde: Twitch.tv (Irregular SP)

Batucada de Nego Véio
Qua. (17), às 19h
Onde: YouTube (canal Batucada de Nego Véio)

Bloco do Climão
Qui. (18), às 18h
Onde: Twitch.tv (Bloco do Climão)

Lets Block
Qui. (18), às 21h
Onde: YouTube (canal Lets Block)

Bloco SP Forró
Sex. (19), às 16h
Onde: YouTube (SP Forró)

Coletivo SPandeiro
Sex. (19), às 17h
Onde: YouTube (canal Coletivo SPandeiro)

Unidos do BPM
Sáb. (20), às 12h
Onde: Twitch.tv (Centro Cultural Olido)

Exaltapoc
Sáb. (20), às 18h
Onde: Twitch.com (Exaltapoc)

Bloquinho Gente Miúda
Dom. (21), às 10h
Onde: Facebook (Bloquinho Gente Miúda)

Unidos de Paraisópolis
Dom. (21), às 14h30
Onde: YouTube (canal Unidos de Paraisópolis)

Localiza Aí BB
Seg. (22), às 19h
Onde: Facebook (Casa de Cultura Hip Hop Leste)

Bloco das das Velhas Virgens - Carnavelhas
Ter. (23), às 18h
Onde: YouTube (Velhas Virgens Oficial)

Bloco do Hercu
Ter. (23), às 16h
Onde: YouTube (canal do Bloco do Hercu)

Glixaria
Qua. (24), às 19h
Onde: Instagram (Glixaria)

Bloco Emo
Qua. (24), às 20h
Onde: Facebook (Bloco Emo)

Bloco Eco Campos Pholia
Qui. (25), às 16h
Onde: Facebook (Bloco Eco Campos Pholia)

Bloco Siga Bem Caminhoneira
Qui. (25), às 20h
Onde: Twitch.tv (Bloco Siga Bem Caminhoneira)

Bloco da Cantareira
Qui. (26), às 19h
Onde: Facebook (Bloco da Cantareira)

Assombrosos do Ó
Qui. (26), às 20h
Onde: YouTube (canal Assombrosos do Ó)

Bigorna Alada
Qui. (27), às 16h
Onde: Facebook (Bigorna Alada)

BatucAfro
Qui. (27), às 19h
Onde: Facebook (BatucAfro)

Ilu Obá de Min (presencial)
Qui. (28), às 16h
Onde: Centro Cultural da Juventude (Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte)

Arrianu Suassunga
Qui. (28), às 14h
Onde: Instagram (Arrianu Suassunga)

Minhoqueens
(13, 20 e 27): 16h e 20h
Onde: Reservar acesso no site Festival Minhoqueens

Outros blocos

Berço Elétrico
Sáb. (13), às 14h
Onde: YouTube (Berço Elétrico)

Bloco Agrada Gregos
Seg. (15), às 20h
Onde: Instagram (Agrada Gregos)

Bloco Casa Comigo (clipe e websérie)
Já disponível
Onde: Instagram (canal Bloco Casa Comigo)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.