Descrição de chapéu Coronavírus

Vans são adaptadas para transportar mortos em SP

Após repercussão por oferta aos motoristas de transporte escolar, empresa diz que contração foi feita independentemente da atividade do trabalho

São Paulo

Vans, incluindo as que fazem transporte escolar, contratadas para o carregar corpos de vítimas da Covid-19 em São Paulo, já começaram a ser preparadas para o trabalho de atendimento aos serviços funerários da capital paulista. Os primeiros condutores treinados para a função já começaram o trabalho nesta terça-feira (30).

Ao liberar a contratação de veículos particulares para o serviço por conta do crescimento no número de sepultamentos, a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), contratou emergencialmente a empresa Era Técnica Engenharia Construções e Serviços, responsável pela locação dos carros e que fez a oferta aos condutores escolares.

Sobre a contratação de veículos que transportam crianças para a escola, a empresa diz que "a contratação de vans foi direcionada ao tipo de veículo, independente da atividade pregressa para a qual foram utilizadas".

Van adaptada para transportar copros para o Serviço Funerário de São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Por meio de nota, a empresa diz que "para o início dos serviços, foi necessário: remover qualquer identificação ou acessórios que caracterizassem outra atividade; instalação de película escura nos vidros; desmontagem interna do veículo e instalação de chapas de isolamento. No encerramento, será retirada a identificação provisória e as divisórias de isolamento, recolocados os itens inicialmente removidos, e será feita a higienização de cada veículo, por empresa especializada”,

A empresa também diz que foram selecionados os carros, com motorista e um ajudante, ambos contratados formalmente. “Serão fornecidos ao longo de 30 dias EPIs [Equipamento de Proteção Individual] para ambos, a saber, 400 uniformes, 200 pares de botas, 900 macacões, 900 luvas e 900 máscaras, além de álcool gel e material de limpeza e higienização de uso constante".

Com essas providências, ainda de acordo com a nota, e seguindo protocolos adotados internacionalmente, “será possível atender à demanda emergencial de serviços funerários da cidade de São Paulo, com segurança”.

Após um ano sem trabalho, alguns condutores de vans escolares aceitaram o trabalho pela necessidade financeira, mas temem sofrer represálias dos pais de alunos ao retornarem para o ambiente escolar.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.