Descrição de chapéu câncer

Bruno Covas recebe alta após 12 dias de internação

Prefeito foi internado no último dia 15 por causa de câncer e teve complicações; ele despachou do quarto do hospital

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), recebeu alta na tarde desta terça-feira (27), após 12 dias internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo. O tucano realiza tratamento contra câncer.

Covas foi internado no último dia 15 de abril após exames apontarem o surgimento de novos focos de câncer no fígado e ossos do prefeito.

Na quarta-feira passada (21), a equipe médica que acompanha o tucano afirmou que o quadro do prefeito havia se agravado e que ele acumulava líquido na pleura (membrana que reveste os pulmões) e no abdome, o que precisará ser drenado. O acúmulo é decorrente de uma inflamação provocada por um dos tumores no fígado.

0
Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo, que estava internado no Hospital Sírio-Libanês e teve alta nesta terça-feira - Reprodução/TV Globo

Segundo boletim médico divulgado por volta das 16h desta terça, "o tratamento, bem tolerado, deverá prosseguir com aplicações de 48 horas de quimioterapia a cada duas semanas".

"A internação acabou se prologando devido ao acúmulo de líquido no espaço entre os pulmões e a pleura, dentro da caixa torácica. O prefeito foi submetido a drenagem pleural e seu quadro evoluiu com sucesso, com redução do líquido e melhora clínica. Com isso, o prefeito acaba de receber alta hospitalar e está apto a manter suas atividades pessoais e profissionais, porém sem participar de agendas públicas por enquanto", disse o boletim.

O câncer do prefeito originou-se na cárdia, uma válvula no trato digestivo, e depois afetou também o fígado. Ele iniciou tratamento ainda em 2019 e evita, desde então, afastar-se de suas funções na prefeitura, limitando suas licenças médicas. reeleito para mais quatro anos de mandato.

Conforme os médicos disseram no último dia 16, o prefeito foi internado para a realização de exames de controle, onde foram encontrados novos pontos da doença. Covas seguiu despachando do hospital. Segundo sua agenda, por exemplo, ele teria quatro compromissos nesta terça no Síro-Libanes com secretários.

O prefeito tem usado as redes sociais para falar da doença. Na segunda-feira, por exemplo, ele citou seu filho, Tomás, de 15 anos. "Enfrentar, combater e vencer a luta pela vida continua, e com você ao meu lado, a vontade de vencer é gigante. Obrigado por estar sempre aqui, filho. Eu te amo", escreveu Covas, que publicou uma foto do adolescente.

Nesta terça ele comemorou a alta, novamente por meio de redes sociais. "Partiu casa! Mais uma vitória entre muitas batalhas. Agradeço a todos pelas rezas, orações e pensamentos positivos. O tratamento continua. O carinho e força que recebi durante todos esses dias são essenciais para continuar lutando e acreditando", escreveu.

Erramos: o texto foi alterado

A versão anterior deste texto publicava incorretamente que o prefeito Bruno Covas ficou 11 dias internado. Ele ficou hospitalizado por 12 dias

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.