Veja o que pode abrir em São Paulo a partir deste domingo (18)

Na fase de transição, comércio poderá funcionar das 11h às 19h; cultos e missas estão liberados

São Paulo

A partir deste domingo (18), o comércio poderá voltar a abrir em todo o estado de São Paulo entre 11h e 19h. Também foi autorizada a celebração de cultos religiosos. A liberação faz parte da fase de transição para o relaxamento da quarentena até 2 de maio, anunciada pelo governo João Doria (PSDB) na sexta (16).

Essa primeira fase da transição entre as fases vermelha e laranja vale até o dia 23. Durante esse período, os shoppings também estão liberados para receber o público. Entretanto, não pode ultrapassar 25% da capacidade. O mesmo vale para as igrejas e templos religiosos. Todos devem seguir rigorosamente os protocolos de higiene e distanciamento social.

Loja na rua Oscar Freire, na área nobre de São Paulo; comércio poderá funcionar das 11h às 19h - Rivaldo Gomes -13.abr.2021/Folhapress

Da classificação mais restritiva, permanecem o toque de recolher, a recomendação de teletrabalho para setores em que isso é possível e o escalonamento do horário de entrada e saída do trabalho para aliviar a demanda no transporte público.

Na segunda fase, que ocorre entre os dias 24 e 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços, como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

“A fase de transição é necessária para que possamos dar passos seguros adiante sem o risco de retroceder. O apoio da população nesse novo momento da pandemia continua sendo fundamental. Não é hora de baixarmos a guarda”, afirmou na sexta o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), que também é secretário de governo.

Quem vive do comércio gostou da liberação. É o caso de Alessandro Montanheiro, 36 anos, que trabalha em uma loja popular em Santo André (ABC). “Os comerciantes estão vivendo com a corda no pescoço. Se não abrir, parte deles vai fechar”, afirmou.

O técnico de informática Raphael Santos, 31 anos, entende que muitos segmentos dependem dessa volta, mas teme que o relaxamento possa gerar novos picos da doença. “Já vimos que, ao aumentar a restrição, cai o número de casos, internados e mortes. Quando reabre, parece que a população esquece de se cuidar”, ponderou.

De acordo com o governo tucano, a próxima atualização do Plano São Paulo de combate ao coronavírus acontecerá no dia 1 de maio.

Fase de transição

Primeira fase - de 18 a 23 de abril

Atividades comerciais, incluindo shoppings

● Horário: das 11h às 19h (com 25% da capacidade total)

Celebrações religiosas

● Limite de 25% da capacidade de pessoas e aplicação de protocolos sanitários rigorosos, como obrigatoriedade de uso de máscara

Segunda fase - de 24 a 30 de abril

Restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante)

● Horário: das 11h às 19h (com 25% da capacidade total)

Salões de beleza, barbearias e atividades culturais

● Horário: das 11h às 19h (com 25% da capacidade total)

Academias
● Horário: das 7h às 11h e das 15h às 19h (com 25% da capacidade total)

Parques
● Horário: das 6h às 18h (parques estaduais com 25% da capacidade total)

Continua
● Toque de recolher entre 20h e 5h
● Rodízio noturno (somente na capital paulista)
● Teletrabalho para atividades administrativas não essenciais
● Escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.