A capital paulista registrou nesta quarta-feira (19) a madrugada mais fria deste ano. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros na cidade chegaram a marcar 12,8ºC ao amanhecer. Até então, o recorde havia sido atingido no dia 13 de maio, com 12,9ºC.
Mais tarde, no entanto, as temperaturas subiram rapidamente, chegando a 25ºC. O CGE informa que isso ocorreu em razão do ar seco e do predomínio do sol sobre a cidade. À noite, os termômetros devem voltar a baixar na capital paulista.
Para os próximos dias, a previsão é de tempo seco e estável, provocando madrugadas frias e dias ensolarados com a temperatura em elevação no decorrer das horas. Isso deverá derrubar a umidade relativa do ar na cidade. Nesta quarta ela chegou a 35%, quando o índice ideal é de a partir de 40%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
A quinta-feira (20) deverá ter mínima de 13ºC e máxima de 26ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O céu deverá ficar parcialmente nublado durante o dia. A sexta (20) deverá ser um pouco mais quente, com os termômetros oscilando entre 14ºC e 27ºC.
Ainda segundo o Inmet, o fim de semana deverá ser chuvoso tanto no sábado (22) quanto no domingo (23). No sábado, a mínima deverá ser de 16ºC e a máxima de 27ºC. No domingo, as temperaturas deverão ficar entre 18ºC e 22ºC.
Se as previsões de chuva forem confirmadas, poderão ajudar a melhorar um pouco a situação das represas que abastecem a Grande São Paulo. Segundo a Sabesp, um dos principais mananciais da região, o Cantareira, está com 48,9% de seu volume armazenado nesta quarta. O reservatório registrou, nos 19 dias de maio, 20,5 milímetros de chuva, o que corresponde a 26,5% da média histórica para o mês, que é de 77,4 milímetros.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.