Pessoas com comorbidades e deficiências de 40 anos a 44 anos começam a ser vacinadas dia 28

Nova faixa etária, de 55 anos a 59 anos, deve começar a ser vacinada em julho

São Paulo

O governo de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (19), que pessoas com deficiências permanentes e comorbidades de 40 anos a 44 anos começarão a ser vacinadas contra a Covid-19 no estado de São Paulo a partir do dia 28 deste mês.

Esse grupo compreende um total de 760 mil pessoas. Uma nova faixa etária do público em geral, de 55 anos a 59 anos, só deve começar a ser imunizadaa partir do dia 1º de julho. Outra data prevista é a da vacinação de profissionais da área de educação de 18 anos a 46 anos de idade.

A vacinação de pessoas desses grupos, porém, depende do envio de doses de imunizantes pelo Ministério da Saúde, segundo o governo do estado.

Pessoas com comorbidades aguardam na fila para serem vacinadas contra a Covid-19 em UBS de São paulo - Rivaldo Gomes/12.mai.2021/Folhapress

A confirmação dessas duas últimas datas depende do cumprimento de prazo de entrega das doses pelo Ministério da Saúde, segundo informou o governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Atualmente, além de pessoas acima de 60 anos, estão sendo imunizadas pessoas acima de 50 anos com comorbidades e deficiências permanentes, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos, e também profissionais dos transportes (motoristas, cobradores, metroviários, entre outros).

A partir desta sexta-feira (21), serão vacinadas pessoas com comorbidades e deficiências permanentes da faixa etária de 45 anos a 49 anos, num total de 695 mil pessoas.

Para poder tomar a vacina, a pessoa com deficiência permanente ou com comorbidades deve comprovar seu estado de saúde. No caso das pessoas com deficiência, estão sendo atendidas aquelas beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada), do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Além do comprovante do BPC, a pessoa também deve comprovar seu estado de saúde por meio de algum documento simples, mesmo que seja mostrando o Bilhete Único Especial.

Nem todas as comorbidades foram incluídas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, seguido pelos programas estadual e municipal de imunizações. A pessoa deve levar um exame, laudo médico, receitas ou ainda prescrição de medicamentos desde que eles tenham o CRM do médico e tenham sido emitidos há menos de dois anos.

SAIBA COMO COMPROVAR COMORBIDADES PARA TOMAR A VACINA

Calendário - próximas datas

Grupo Início
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades

(de 45 a 49 anos)
21/5
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades

(de 40 a 44 anos)
28/05
Pessoas de 55 anos a 59 anos 1/07*
Profissionais de educação (18 anos a 46 anos) 21/07 a 31/07 *
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.