Descrição de chapéu Coronavírus

São Paulo terá Dia D para vacinar 200 mil que não tomaram a segunda dose contra a Covid-19

Ação acontece no sábado (5), com foco em quem está com o reforço atrasado; em todo o estado são mais de 500 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado irão realizar um Dia D para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no sábado (5). Na capital paulista, são cerca de 200 mil pessoas com o reforço atrasado, segundo afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (28).

“Temos um contingente de pessoas, sobretudo idosos, que, no intervalo de primeira para segunda dose, ficaram acamados, doentes, moram sozinhos. Então, todas as nossas unidades básicas de saúde estarão recebendo as pessoas para aplicação de segunda dose. É um grande esforço que a cidade vai fazer", disse o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido.

O secretário acrescentou que haverá uma busca ativa daqueles que não tomaram o reforço da vacina. Caso seja alguém acamado, por exemplo, agentes de saúde serão mobilizados para aplicar o imunizante na casa da pessoa.

UBS Dr Manoel Joaquim Pera, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Ao todo no estado, segundo a gestão João Doria (PSDB), são mais de 500 mil pessoas que não retornaram para a segunda dose da vacina. "Deverão ser vacinadas as pessoas que estão com mais de 28 dias atrasados com relação a doses da vacina do Butantan [Coronavac] e mais de 12 semanas do imunizante da Fiocruz/Astrazeneca", diz a nota do estado.

De acordo com a da Secretaria de Estado da Saúde, até quinta-feira (28), 501.693 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/Astrazeneca e outros 289.290 referentes à vacina Coronavac. "Do total de pessoas que não tomaram as doses da Fiocruz/Astrazeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. Os demais são profissionais de saúde."

Lista de espera

Na entrevista coletiva, Aparecido afirmou que, a partir desta sexta-feira (28), pessoas com deficiência permanente que não são beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão se inscrever na lista de espera de doses remanescentes da vacina contra a Covid-19. A xepa seguirá vacinando também maiores de 18 anos com comorbidades.

Doses excedentes são aquelas que sobram em frascos abertos, mas não são aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde. Segundo Aparecido, em média, são entre 1.800 e 2.000 doses remanescentes diariamente.

Agora, a prefeitura também exige comprovante de residência no momento de vacinação para garantir que as doses sejam destinadas aos moradores da cidade.

"A pessoa precisa só trazer um comprovante [...]. Ela sempre vai ter uma conta de luz, uma conta de água ou algum outro documento que faça a comprovação. A prefeitura nunca quis dificultar a vacina, sempre foi facilitar, é realmente só uma questão de logística", explicou o prefeito.

Nesta sexta, três novos grupos prioritários foram incluídos na imunização da capital. Pessoas com mais de 40 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, estudantes que estão no último ano de cursos de saúde e funcionários da área da saúde com mais de 18 anos já podem receber a primeira dose do imunizante.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.