Cidade de São Paulo deve registrar temperaturas mais baixas dos últimos 27 anos nesta semana

Chuva, geada e termômetros abaixo de 0ºC devem marcar os próximos dias na capital; já em Campos do Jordão podem aparecer até flocos de neve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Prepare o guarda-chuva, cobertores, agasalhos, e, se tiver, aquecedor. A chegada de uma frente fria já a partir desta quarta-feira (28), seguida de uma massa de ar polar na quinta-feira (28), ameaça derrubar as temperaturas e fazer o paulistano tremer o queixo, já que a sensação de frio deve ser intensificada nos próximos dias, situação que poderá prevalecer ao menos até o fim de semana. Meteorologistas alertam que a cidade pode ter recorde de frio dos últimos 27 anos nesta semana.

Antes dessa reviravolta no clima, a cidade de São Paulo deve registrar nesta terça-feira (27) temperaturas elevadas, com máxima prevista de 28ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A diferença em relação a outros dias quentes e secos, sobretudo os registrados no último fim de semana, é que os ventos devem atingir a capital em vários momentos desta terça.

27.07 - Nas Ruas - Previsão do tempo na capital
Arte Agora

Esses ventos trazem nuvens e são o prenúncio da frente fria que se aproxima da capital na noite desta terça-feira, quando o céu deve ficar encoberto e existe a possibilidade de chuva isolada, o que deve começar a aumentar a sensação de frio.

“Essa semana deve ser marcada por uma virada no tempo já na quarta-feira. Ela [frente fria] provoca chuva, depois se afasta, aí a temperatura cai bastante de maneira que já na quarta-feira a temperatura mínima será à noite”, afirma o meteorologista Adilson Nazário, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Esse fato é inusitado porque geralmente as temperaturas mínimas são registradas nas primeiras horas do dia, por volta das 6h, 7h. No caso de quarta, a máxima não deve passar de 15º C, e a mínima, a ser registrada à noite, de 8º C.

VEJA COMO DOAR COBERTORES E ROUPAS

E existe tendência de ser ainda mais frio, segundo o Inmet. Isso deve ocorrer porque após a ação da frente fria, está prevista uma massa de ar frio, que deve derrubar de vez as temperaturas trazendo geadas em vários pontos da cidade de São Paulo na madrugada de quinta-feira (29). Neste dia, a capital deve registrar temperatura mínima de 5º C, e a máxima não deve passar de 12º C, segundo o Inmet.

Essa pequena diferença entre a mínima e a máxima é que os técnicos chamam de baixa amplitude térmica. Ou seja, vai ficar frio o dia todo, mesmo com o sol aparecendo.

Pontos do extremo da zona sul da capital, tais como Parelheiros, Capela do Socorro e Marsilac podem registrar temperaturas negativas na quinta, tais como as registradas no dia 20 deste mês, quando os termômetros do CGE registraram -2,3º C em Marsilac. E tudo indica que o recorde de temperatura, de 5,4º C, pode ser superado na quinta (29) ou sexta (30), segundo o Inmet.

Apesar de não cravar que a temperatura será negativa na zona leste, o meteorologista Adilson Nazario avisa que os arredores do parque do Carmo, em Itaquera, devem registrar mínima próxima de 0º C, mesma situação que deve ser observada em Perus, Tremembé e Horto Florestal (zona norte).

Em comunicado, o Inmet afirma que as geadas também devem atingir vários pontos do centro expandido, deixando capôs de carros e portões de casas com uma fina camada de gelo.

Apesar de estar sujeita a revisão, a previsão para a sexta-feira (30) é de mínima de 3º C. Se isso se confirmar, a cidade de São Paulo pode superar a temperatura mais fria dos últimos anos, aferida em 2016, quando foram registrados 3,5º C no Mirante de Santana (local onde fica o principal medidor da temperatura oficial do Inmet), ou ainda dos últimos 27 anos, já que em 10 de julho de 1994 a cidade de São Paulo registrou 0,8º C.

Neve?

Além da capital, quem deve sofrer muito com o frio são os moradores de cidades localizadas próximas à divisa com o sul de Minas Gerais. Segundo previsão do Inmet, regiões da Mantiqueira, Alto do Ribeira e Paranapanema podem registrar mínimas de -4º C.

O Inmet afirma em seu comunicado que as chances são pequenas, porém, não descarta que locais tais como Campos do Jordão (181 km de SP) venham a registrar chuva congelada. “Até mesmo com incipientes flocos de neve”, segundo a previsão.

É se agasalhar e, para quem gosta, esperar para ver.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.