Temperatura cai quase 19ºC em 24 horas na cidade de São Paulo

Previsão é que frio se intensifique ainda mais na noite desta quarta (28) e termômetros cheguem a 8ºC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A frente fria que traz chuva à cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (28), despencou a temperatura, segundo registros oficiais do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em cerca de 24 horas, a cidade de São Paulo registrou queda superior a 18ºC. Na tarde desta terça-feira (27), a máxima chegou a 28ºC tarde. Já na quarta-feira, às 14h, caiu para 9,6ºC.

Diferentemente de terça, quando a temperatura máxima foi registrada no início da tarde, nesta quarta a máxima foi anotada à 0h, quando os termômetros registraram 15,4ºC.

Se for comparado apenas o dia de desta quarta, houve uma queda de quase 6ºC num intervalo de 15 horas.

O registro de 9,6ºC é a temperatura instantânea —medida no exato momento em que ela é aferida, e sujeita a revisões — da estação automática do Inmet localizada no mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.

Em outra estação automática que o instituto mantém na capital, a localizada em Interlagos (zona sul de SP), o frio é mais intenso. Às 15h, os termômetros marcaram 8,1ºC.

Como venta em várias partes da cidade e a umidade relativa do ar chega a até 100%, a sensação é gelada.

A previsão é a de que o frio se intensifique nas próximas horas. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo, a máxima registrada nesta quarta-feira foi de 15,4ºC. A mínima deve ser apontada à noite, com 8ºC— geralmente as temperaturas mínimas são registradas nas primeiras horas do dia, por volta das 6h, 7h, e não à noite, como nesta quarta-feira.

A queda nas temperaturas é resultado da aproximação de uma massa de ar frio, que deve derrubar de vez as temperaturas, trazendo geadas em vários pontos da cidade de São Paulo na madrugada desta quinta-feira (29). Neste dia, a capital deve registrar temperatura mínima de 3º C, e a máxima não deve passar de 12º C, segundo o Inmet.

Pontos do extremo da zona sul da capital, tais como Parelheiros, Capela do Socorro e Marsilac podem registrar temperaturas negativas na quinta, tais como as registradas no dia 20 deste mês, quando os termômetros do CGE registraram -2,3º C em Marsilac. E tudo indica que o recorde de temperatura, de 5,4º C, pode ser superado na quinta (29) ou sexta (30), segundo o Inmet.

Apesar de estar sujeita a revisão, a previsão para a sexta-feira (30) é de mínima de 2º C. Se isso se confirmar, a cidade de São Paulo pode superar a temperatura mais fria dos últimos anos, aferida em 2016, quando foram registrados 3,5ºC no mirante de Santana, ou ainda dos últimos 27 anos, já que em 10 de julho de 1994 a cidade de São Paulo registrou 0,8ºC.

"As próximas madrugadas serão de frio intenso, com a média da temperatura mínima abaixo dos 5°C e consequentemente novos recordes. Além disso, a mínima nos bairros mais afastados do centro expandido, longe das áreas mais urbanizadas, poderá alcançar valores absolutos próximos ou abaixo de zero. Haverá formação de geadas com sensação de frio pelos ventos", afirmou Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

Acolhida

Com a previsão de frio recorde nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo montou uma grande estrutura para poder atender as pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.

Os esforços se concentrarão em duas frentes. A primeira será a de montar, já a partir desta quarta-feira, cinco tendas para oferecer sopas, kits de inverno (agasalhos, cobertores e itens de higiene pessoal), além de atendimento médico. Outra é a de criar 817 novas vagas em centros de acolhida, fazendo com que o número atual de 340 seja reforçado em quase duas vezes e meia e chegue a 1.157.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.