O calor deve seguir intenso nos próximos dias na capital paulista, com possibilidade de recorde de temperatura, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura de São Paulo. Entre esta quarta (25) e a quinta (26), os termômetros podem passar dos 34°C, superando a máxima registrada no dia 30 de janeiro, quando o paulistano teve que encarar 34,1°C.
Não bastasse isso, a umidade relativa do ar também gerou um estado de atenção, decretado pela Defesa Civil. Segundo o CGE, os percentuais mínimos de umidade do ar atingiram valores próximos dos 25% na cidade nesta terça (24).
De acordo com a Defesa Civil entre 21% até 30% a cidade entra em estado de atenção, entre 12% até 20% em alerta e abaixo dos 12% em emergência.
O local com o índice mais baixo foi em Perus, na zona norte, com 26%. Já os mais elevados foram em Parelheiros, na zona sul, e Itaim paulista, na zona leste, ambos com 41%.
O panorama deve mudar a partir de sexta-feira (27), com a chegada de uma frente fria. A máxima não deverá passar dos 20°C. Também há previsão de chuva em pontos isolados da capital paulista.
Previna-se contra o tempo seco
- Tome bastante líquido, de preferência água (cerca de dois litros ao dia), para hidratar o corpo
- Em caso de irritação dos olhos e narinas, use colírios lubrificantes ou soro fisiológico nos olhos e narinas
- Não saia de casa sem proteção solar
- Mantenha a higiene doméstica, a fim de evitar o acúmulo de poeira e reações alérgicas
- Durante o dia, a casa dever ser arejada e ventilada para renovação do ar da casa
- Lave as mãos periodicamente
- Evite prática esportiva ao ar livre entre 11h e 17h
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.