Final de semana será de tempo instável na cidade de São Paulo

Chuva deve ser fraca e não colabora para elevar índices de mananciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você não quiser se molhar, mesmo que pouco, já é bom procurar onde colocou o guarda-chuva e se preparar para um final de semana de tempo instável na cidade de São Paulo, com chuva fraca a qualquer hora do dia, que pode atingir a capital até a próxima segunda-feira (30). E não esqueça também o casaco. O frio vai continuar.

A sexta-feira (27) na cidade de São Paulo está sendo bem diferente dos últimos dez dias, quando a capital registrou calor intenso, com temperaturas que superaram os 30ºC. Pelos registros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a cidade de São Paulo teve temperatura média de 16,9ºC, com sensação térmica um pouco menor, entre 13ºC e 14ºC, devido ao vento frio. Em Engenheiro Marsilac e Parelheiros, no extremo da zona sul, as temperaturas foram mais baixas, perto de 15ºC.

O tempo estável é resultado da atuação de um sistema frontal que atua no litoral paulista, associado ao fluxo de umidade da região amazônica. É isso que deixa o céu nublado na maior parte do dia, com chuvas isoladas e fracas a qualquer momento.

Tempo fechado na marginal Tietê, na altura da ponte Casa Verde, na zona norte de SP - Ronny Santos/Folhapress

Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste sábado (28) o céu deve permanecer encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima deve ser de 15ºC, e a máxima, de 21ºC. A umidade relativa do ar deve permanecer em índices elevados, acima de 70%.

Pelas projeções dos meteorologistas, o frio não deve ser tão intenso quanto o registrado no dia 29 de julho, quando foram aferidos 4,7ºC, a menor temperatura mínima do ano até agora.

E a chuva não deve ser significativa quanto a do dia 28 de julho, que precedeu a intensa frente fria do final do mês passado. Naquele dia choveu 24,7 mm. No acumulado, julho teve chuvas abaixo da média, já que a média esperada é de 43,8 mm, e só choveu 33,8mm. Assim como vem ocorrendo em todo este 2021, agosto —o mês mais seco do ano— está sendo ainda mais escasso em relação às chuvas. Eram esperados 29,4 mm, e só choveu até agora 2,4 mm.

“Praticamente estamos há um mês sem chuvas significativas na capital. A gente está com um déficit muito grande de precipitação na capital paulista, desde o começo do ano”, afirmou o meteorologista Adilson Nazário, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Segundo Nazário, as chuvas previstas para os próximos dias serão de pequena intensidade e não devem sequer ter potencial para alagamentos. E nem mesmo para trazer água para os reservatórios da região metropolitana de São Paulo.

Previsão

Apesar de estarem previstas pancadas de chuva e trovoadas, elas devem ser de fraca intensidade. Com isso, a sensação térmica deve ficar abaixo dos 21ºC de máxima previstos para esse sábado (28).

O frio se intensifica um pouco no domingo (29), quando a mínima deve ser de 14ºC, e a máxima, de 20ºC. O céu deve permanecer encoberto por nuvens o dia todo e a umidade relativa do ar deve permanecer acima dos 70%.

Apesar de ainda ter chuvas fracas, a segunda-feira (30) também deve ser marcada por muitas nuvens. Segundo o Inmet, a temperatura sobe um pouco, com mínima de 15ºC e máxima de 22ºC, e a umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%. A situação começa a mudar na terça-feira (31), quando a máxima deve atingir 24ºC, embora ainda com possibilidade de chuvas isoladas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.