Descrição de chapéu chuva clima

Cidade de São Paulo registra 4,7ºC e bate novo recorde de frio do ano

Segundo CGE, foi a menor temperatura média na capital desde 2016

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nilson Hernandes
São Paulo

A cidade de São Paulo bateu novo recorde de frio deste ano nesta quinta-feira (29) com a temperatura média mínima de 4,7°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Já a mínima absoluta foi registrada em Marsilac, no extremo da zona sul da capital, com - 0,1◦C.

Pelos dados do CGE, essa foi a temperatura mais baixa registrada na capital desde 2016, quando foi registrada a menor mínima média de 3,5°C, no dia 13 de julho. O CGE mede temperaturas na capital desde 2004.

Vegetação coberta de gelo em Marsilac, no extremo sul de São Paulo - Ronny Santos - 20.jul.2021/Folhapress

O recorde de frio anterior neste ano foi registrado no último dia 20, com a mínima média de 5,4°C, e a mínica absoluta de -2,3◦C, também em Marsilac, segundo os dados do CGE.

Segundo o meteorologista Adilson Nazário, do CGE, a massa de ar polar que está sobre a cidade ainda deve trazer mais frio nos próximos dias. “As próximas madrugadas ainda serão geladas e com expectativa de novo recorde na madrugada de sexta-feira (30)”, avisa Nazário.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também registrou recorde de frio no ano e a menor temperatura na capital dos últimos cinco anos.

A estação meteorológica automática do Inmet no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, registrou 5,3°C, a menor temperatura em cinco anos na capital, batendo os registros anteriores deste
ano que eram de 6,3°C, do último dia 20. Em 13 de junho de 2016, o instituto registrou 3,5°C na estação meteorológica.

Previsão para os próximos dias

A sexta-feira (30) também promete ser gelada e com previsão de novo recorde de temperatura mínima na capital paulista. Segundo o CGE, os termômetros devem registrar em torno dos 3°C durante a madrugada. Já em Marsilac estão previstas temperaturas negativas.

O CGE prevê que a sexta terá um dia com céu claro e poucas nuvens, temperatura máxima por volta dos 15°C com percentuais de umidade do ar entre 45%e 95%. A sensação será de frio no decorrer do dia, que terá valores mínimos de umidade do ar acima dos 45%.

Já no sábado (31) ainda será marcado por frio mas sem expectativa de novos recordes de temperatura. A previsão do CGE é que na madrugada os termômetros devem registrar 7°C, predomínio de sol, céu com poucas nuvens e temperatura máxima de 16°C. A sensação será de frio no decorrer do dia, com taxas de umidade do ar entre 35% e 90%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.