Descrição de chapéu clima chuva

Calor dá trégua na cidade de São Paulo e temperatura cai 8,6ºC em três horas

Com chegada de brisa marítima, período de dez dias consecutivos de calor chega ao fim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Num período de duas horas, a temperatura média na cidade de São Paulo passou de 31,6ºC, a máxima registrada às 14h nesta quinta-feira (26), para 23ºC às 17h, numa diferença de 8,6ºC, segundo registros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo).

A situação é reflexo da ação de uma brisa marítima, que precede uma frente fria que deve atuar sobre a capital já nesta sexta-feira (27) e trazer chuva, dando trégua no ar seco. As temperaturas devem oscilar entre 15ºC (mínima) e 19ºC (máxima), segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Apesar de ter registrado temperaturas acima de 30ºC em toda a capital, alguns pontos, tais como Itaquera (zona leste), ficaram mais quentes, com 33,5ºC, segundo aferição das estações do CGE. Capela do Socorro, na zona sul, foi a que registrou a menor temperatura máxima, com 30,5ºC.

Diferentemente dos últimos dias, quando foram registradas temperaturas iguais ou superiores a 30ºC até o final da tarde, nesta quinta-feira elas já caíram no meio da tarde e o ar deve ficar mais frio gradualmente.

Por enquanto, a frente fria está entre os estados de Santa Catarina e Paraná, mas já deve chegar a São Paulo nesta noite. Segundo o CGE, foram registradas rajadas de vento de 39 km/h na região de M’Boi Mirim (zona sul), e de 37 km/h em São Mateus (zona leste).

“Desde o dia 17 estávamos registrando temperaturas superiores a 30°C. Porém, esta quinta-feira, foi o décimo e último dia de calor intenso”, afirma Adilson Nazário, meteorologista do CGE.

Segundo explica, além de amenizar o calor, a frente fria também pode favorecer para amenizar a sensação de ar seco e reduzir as queimadas, já que há tendência de elevação na umidade relativa do ar, que pode chegar a 80%. Nos últimos dias ela ficou muito baixa, chegando próxima de 20%.

“Em princípio, não esperamos grandes volumes de chuva. Porém, essa chuva, além de deixar a temperatura mais amena, também deixará o ar mais agradável e poderá limpar a atmosfera”, afirma o meteorologista. “Isso sem falar que pode inibir inclusive as queimadas nas vegetações que estamos presenciando nos últimos dias”, completa.

O céu nublado com chuvas isoladas e temperaturas que não devem ultrapassar os 20ºC podem ser a marca deste final de semana. A previsão é que a situação se prolongue ao menos até a próxima segunda-feira (30).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.