Descrição de chapéu baú olímpico

Olimpíadas de Roma-1960 têm primeira transmissão ao vivo pela televisão

Brasil conquista duas medalhas de bronze nos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, tiveram pela primeira vez transmissão ao vivo pela televisão. Segundo o site oficial do COI (Comitê Olímpico Internacional), mais de 200 milhões de pessoas assistiram às competições em 18 países da Europa. Com algumas horas de atraso, os jogos foram transmitidos também para Estados Unidos, Canadá e Japão.

O etíope Abebe Bikila corre descalço durante maratona nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960; corredor não gostou dos tênis oferecidos pela patrocinadora e acabou ganhando a prova e batendo recorde mundial
O etíope Abebe Bikila corre descalço durante maratona nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960; corredor não gostou dos tênis oferecidos pela patrocinadora e acabou ganhando a prova e batendo recorde mundial - AFP

Foram para a primeira Olimpíada na Itália 5.338 atletas de 83 países para competir em 23 modalidades. Entre eles estava Cassius Clay, pugilista que mais tarde seria conhecido como Muhammad Ali após se converter ao islamismo. O boxeador norte-americano ganhou medalha de ouro na categoria meio-pesado.

Eram tempos de Guerra Fria e a União Soviética mais uma vez ficou à frente dos Estados Unidos com 103 medalhas contra 71 dos americanos. Os soviéticos colecionaram 43 conquistas do ouro contra 34 dos rivais.

Outros destaques foram o dinamarquês Paul Elvstrom, da classe Finn, que conquistou sua quarta medalha de ouro consecutiva no iatismo. O húngaro Aladar Gerevich, na esgrima, conseguiu o sexto ouro seguido no sabre por equipes. Na canoagem, o sueco Gert Fredriksson ganhou a sexta medalha de ouro nos Jogos de Roma.

O Brasil entrou na disputa com 81 atletas, tendo apenas uma mulher. Wanda dos Santos foi a única representante do sexo feminino e competiu no atletismo, na prova de 80 m com barreiras.

O país conquistou apenas duas medalhas, ambas de bronze. O time de basquete conquistou o terceiro lugar após perder para Estados Unidos e para União Soviética, ouro e prata, respectivamente. Outro bronze veio com o nadador Manuel dos Santos Júnior nos 100 m livre.

Correndo mais de 42 km descalço, Etíope ganha o ouro na maratona

Chamado de última hora para substituir Wami Biratu, que havia quebrado o tornozelo, Abebe Bikila não achou nenhum par de tênis confortável entre os oferecidos pela patrocinadora e resolveu correr descalço, como treinava na Etiópia, seu país natal. Desacreditado, Bikila venceu a prova e ainda bateu o recorde mundial na época, com seu tempo de 2h15. Voltou a repetir o feito quatro anos depois, mas dessa vez com tênis.

África do Sul faz última participação antes de ser banida por causa do apartheid

O primeiro país africano a participar dos Jogos Olímpicos, em 1904, a África do Sul disputou pela última vez nos Jogos, banida por causa do seu regime de segregação conhecido como apartheid, implementado em 1948. Os sul-africanos só voltariam às Olimpíadas 32 anos depois, em Barcelona, após a política de segregação racial ter sido extinta em seu país em referendo realizado em março daquele ano.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48
Brasil fez a estreia no futebol nos Jogos de Helsinque-1952
Melbourne-1956 ganhou de Buenos Aires por um voto para ser sede olímpica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.