São Paulo inicia vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos nesta segunda (30)

Jovens de 12 a 14 anos podem se cadastrar para a xepa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades, começa nesta segunda-feira (30) na capital paulista. Nesta etapa da campanha, a Prefeitura de São Paulo espera vacinar 411.662 jovens. O imunizante da Pfizer é o único liberado até o momento pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em menores de 18 anos.

Também a partir de hoje, adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades poderão se cadastrar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para receber eventuais doses remanescentes. O cadastro deve ser feito pessoalmente, na unidade de preferência.

Para ser imunizado, o jovem deve estar acompanhado pelos pais ou responsáveis. Em caso de ausência, o adolescente deve estar com um adulto e precisa apresentar autorização assinada por um responsável. Um modelo de autorização e a lista completa dos locais de vacinação podem ser consultados na página Vacina Sampa (bit.ly/vacinasampa).

A vacinação acontece nas 468 UBSs e 82 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, com funcionamento das 7h às 19h, além dos megapostos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h.

O público elegível para a segunda dose também pode comparecer aos postos para completar o esquema vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a obrigatoriedade de apresentação de documentos pessoais, de preferência CPF, bem como comprovante de endereço na cidade de São Paulo —em formato físico ou digital. No caso dos adolescentes, documentos em nome dos pais serão aceitos.

O preenchimento do cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o atendimento nos postos. A secretaria recomenda que, antes de sair de casa, o cidadão consulte a movimentação dos pontos de vacinação na página De Olho na Fila, a fim de evitar aglomeração.

Neste domingo (29), a capital paulista montou postos de vacinação em sete parques da cidade para atender a jovens de 12 a 17 anos com comorbidades. Apesar do esquema, a adesão da população à vacinação foi baixa. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, neste domingo foram aplicadas 3.135 doses de vacina contra a Covid-19 em toda a cidade, entre adultos e adolescentes.

A estratégia da prefeitura é ampliar os locais de vacinação para dar mais opções aos paulistanos nesta fase da campanha contra a Covid-19. Uma das ações realizadas foi a Virada da Vacina, em que alguns postos funcionaram 24 horas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.