Descrição de chapéu chuva clima

Capital paulista vai ter gangorra na temperatura nesta semana

Termômetros vão oscilar bastante, e chuva mais forte deverá chegar até o fim de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar do início com dias quentes e mais secos, essa semana terminará com dias mais frios e chuvas fortes. Segundo os meteorologistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a temperatura começará a cair nesta quarta-feira (29), com grandes possibilidades de pancadas de chuvas isoladas.

Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE, órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, explica que “a partir de sexta, devemos ter a aproximação e atuação de uma frente fria associada a instabilidades vindas do interior em direção ao leste de São Paulo, por isso teremos mais chuva no final de semana e temperaturas mais baixas”.

Segundo Franco Nadal Villela, meteorologista e chefe da seção de Previsão do Tempo do 7º Distrito de Meteorologia do Inmet, as oscilações que serão vistas nesta semana são características claras da primavera.

Moradores da região de Pinheiros, na zona oste de SP, acompanham o final de tarde na praça do Pôr do Sol - Rubens Cavallari - 25.ago.21/Folhapress

“A primavera é a transição entre o inverno, que é muito frio e seco, e o verão, que é quente e chuvoso. A principal mudança no cenário é a entrada de umidade, que vai entrando com pulsos de instabilidade. Assim, até a primavera entrar num regime de maior regularidade, com chuvas mais consolidadas, a gente vai tendo esses pulsos, intercalando o tempo mais seco com algumas tempestades mais localizadas”, afirma Villela.

Ele ainda explica que tempestades com trovões e granizos, como a registrada no último sábado, são muito comuns nesta estação, justamente pelo contraste entre ar quente e seco e ar mais frio e úmido.

Assim, esta terça-feira (28) começará com temperatura por volta dos 15ºC, mas chegará à máxima de 33ºC, com umidade relativa do ar na casa dos 30%. Já na quarta-feira (29), a mínima será de 17ºC e a temperatura chegará, no máximo, a 26ºC. Segundo o Inmet, a probabilidade de chuvas isoladas é de cerca de 40%.

A quinta-feira (30) permanecerá com temperaturas agradáveis que irão dos 16ºC no começo do dia aos 24ºC. Mas será na sexta-feira (1º) que as chuvas começarão a chegar com mais intensidade. Com temperatura mínima de 16ºC e máxima de 24ºC, ocorreram pancadas de chuva e trovoadas durante todo o dia. No sábado (2), o tempo estará bastante nublado durante todo o dia, com chuvas mais regulares. A mínima deve ser 17ºC e a máxima, 24ºC. Para fechar o final de semana, o domingo (3) trará chuvas o dia todo, com temperatura na casa dos 22ºC.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.