Moradores do bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, protestam pedindo pela abertura de todo o Território CEU Carrão/Tatuapé - Carolina Maria de Jesus para uso da população.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Tatuapé, João Ortega, 41 anos, as obras terminaram e o espaço foi entregue no dia 11 de novembro de 2020, mas até agora os portões da parte de esportes e lazer permanecem fechados.
A data de entrega das obras é confirmada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras que ainda completa dizendo que, no total, foram investidos R$ 52 milhões no novo equipamento da Educação.
"É uma estrutura muito legal e que a gente vê que está pronta. Mesmo de fora, é possível enxergar que o espaço está todo limpo, pronto, iluminado, tem até segurança cuidando dele, mas os portões seguem fechados”, afirma Ortega.
O CEU Carrão/Tatuapé é um projeto que teve início na gestão Fernando Haddad. O presidente da associação conta que, em 2017, a prefeitura informou que o, até então, Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes passaria a fazer parte do Território do CEU que seria construído ali.
“Nesse primeiro momento já tivemos um embate com a prefeitura porque eles queriam fechar o centro esportivo, mesmo sabendo que as obras começariam pela outra parte do CEU, a parte da educação”, explica Ortega.
Após muitas negociações, o centro esportivo foi reaberto em 2018 e assim permaneceu até o momento em que as obras no local foram iniciadas efetivamente.
Agora, quase um ano após a entrega do complexo, os moradores do bairro lamentam que os portões da parte de esportes e lazer permaneçam fechados e protestam contra a prefeitura.
“Se nada for feito, faremos um novo protesto no próximo domingo (26). Tem muita gente querendo usar o espaço. Para você ter uma ideia, neste último domingo (19) ficamos em frente aos portões na rua Apucarana por duas horas e conseguimos juntar 216 assinaturas de moradores da região que gostariam que o equipamento fosse aberto logo”, diz o presidente da associação.
O espaço que permanece fechado tem três quadras poliesportivas, dois campos de futebol, espaço para ginástica e para a prática de lutas. Ele conta também com piscinas, pista para corrida e até um Espaço Pet de 1.300 m², que foi feito a pedido dos moradores.
Resposta
Procurada, a prefeitura de São Paulo, sob gestão Ricardo Nunes (MDB), por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que “a gestão do equipamento será realizada por Organização da Sociedade Civil, a ser selecionada através do Edital de Chamamento Público n°5/SME/2021. O edital foi barrado pelo Tribunal de Contas do Município, o que atrasou a seleção das OSCs gestoras e a consequente inauguração do equipamento”.
A pasta completou dizendo que “atualmente o edital está em curso e segue os trâmites legais para que a OSC assuma a gestão do CEU Carrão Carolina de Jesus”.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.