Descrição de chapéu Coronavírus

Parques de SP vão oferecer vacina contra a Covid no domingo (5)

AMAS/UBS estarão abertas no sábado; 104,6 mil jovens de 15 a 17 anos ainda não se vacinaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai abrir postos de vacinação em sete parques da cidade, neste domingo (5), para aplicar a primeira dose do imunizante em adolescentes de 15 a 17 anos. Também estará disponível a primeira ou a segunda dose para as pessoas que já estão aptas a tomar e ainda não o fizeram.

Os adolescentes receberão dose da vacina da farmacêutica Pfizer, a única autorizada pela Anvisa para esta faixa etária.

A vacinação nos parques será feita das 8h às 17h. A relação é a seguinte:

  • Guarapiranga (zona sul);
  • Carmo (zona leste);
  • Ceret (leste)
  • Independência (sul);
  • Villa-Lobos (zona oeste);
  • Juventude (zona norte);
  • Esportes Radicais (região central)
    Silvana Guimarães recebe dose de vacina no parque do Carmo, zona leste da capital paulista - Rubens Cavallari - 29.ago.21 Folhapress

Além dos parques, duas farmácias localizadas na avenida Paulista, nos números 2.371 e 266 da avenida, irão oferecer o imunizante das 8h às 16h. A região central conta ainda com o megaposto da Galeria Prestes Maia, localizado na praça do Patriarca, que abrirá das 8h às 17h.

No sábado (4) também estarão abertas as Amas/UBS, das 7h às 19h, além das unidades básicas de saúde Sé e Boracéia.

Pelos dados do Vacinômetro da Prefeitura de São Paulo, dos 428.997 jovens de 15 a 17 anos aptos a tomarem a vacina contra a Covid-19 na cidade, 104.630 ainda não o fizeram (24,3% do total) de segunda (30) até esta sexta.

A medida de instalar pontos de vacinação em parques busca dar uma opção para os pais ou responsáveis que não conseguiram comparecer aos locais de vacinação com os jovens. Segundo as regras da prefeitura, os adolescentes devem ser acomp anhados pelos pais ou responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade desse acompanhamento, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável. Um modelo de autorização e a lista completa dos locais de vacinação podem ser consultados na página Vacina Sampa (bit.ly/vacinasampa).

Também é necessário levar um documento pessoal (CPF, RG ou cartão do SUS), o comprovante de endereço.

Novinhos e idosos

A Prefeitura de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (3) que a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades começa na próxima segunda-feira (6). No mesmo dia também terá início a aplicação da dose extra (terceira dose) em idosos acima de 90 anos.

Juntos, esses dois grupos somam um total de 412 mil pessoas, sendo a maior parte, 360 mil, os adolescentes de 12, 13 e 14 anos. Outros 52 mil são idosos com 90 anos ou mais, que devem ser imunizados até o dia 12 de setembro.

Vacinação

É obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo, que pode ser impresso ou digital. No caso dos adolescentes são aceitos documentos em nome dos pais.

Segundo a prefeitura, o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

O site De Olho na Fila mostra a movimentação nas unidades da rede de imunização da capital, com intuito de evitar longas filas de espera e aglomerações. Todos os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.