Um desafio que circula na rede social TikTok tem preocupado dermatologistas por estimular o uso indevido de um medicamento para, supostamente, deixar o nariz mais fino, o que é desmentido pelos médicos. Na "brincadeira", adolescentes e jovens que fizeram uso de Roacutan para o tratamento de acne postam vídeos de "antes e depois" para comparar o formato do nariz e mostrar a suposta mudança.
As hashtags "RoacutanCheck" e "RoacutanChallenge", somadas, têm mais de 30 milhões de visualizações no TikTok, rede social de vídeos. Nelas, há gravações de antes e depois que mostram a mudança na pele após o tratamento e outros em que jovens alegam que o medicamento remodelou o nariz deles.
Roacutan é o nome comercial popular da isotretinoína, receitado por dermatologistas para o tratamento de acne.
O médico dermatologista e coordenador da mídia eletrônica da SBD (Sociedade Brasileira de ), Moyses Lemos, afirma que a medicação não pode ser utilizada para afinar o nariz. "Não há estudos na literatura médica que demonstrem que isso seja efetivo", explica.
O Agora conversou com uma adolescente usuária do TikTok, que preferiu não ser identificada, cujo vídeo de "antes e depois" alcançou mais de 300 mil visualizações. Nele, as imagens após o tratamento parecem mostrar o nariz mais fino. Mas ela mesma explica que o "fenômeno" pode ter ocorrido por causa do ângulo da foto, emagrecimento e o fato de, que nas fotos "com o nariz mais fino", ela não está sorrindo.
"Fiz o vídeo em forma de brincadeira", afirma. Na própria legenda, a jovem sinaliza que o medicamento é perigoso e não deve ser utilizado com a finalidade de afinar o nariz. Segundo ela, o vídeo tomou uma proporção grande, mas não deve ser levado a sério.
"Não acho legal afirmar que meu nariz afinou por causa do Roacutan. Isso é uma coisa muito séria", diz.
Nas redes sociais, usuários criam suposições para os motivos do afinamento do nariz após o tratamento com isotretinoína. Alguns afirmam que o medicamento também mudaria o formato do nariz. Outros, alegam que a diminuição da inflamação do rosto também levaria a um "desinchar" do nariz.
"Isso é o que chamamos de sofisma, um falso silogismo, erro de lógica", contrapõe o dermatologista Moyses Lemos. "É como dizer que todo pássaro tem asa e, como a xícara tem asas, a xícara é um pássaro. Não podemos ir por essas suposições."
O médico especifica que o único cenário que pode gerar uma alteração no nariz é quando a pessoa tem uma doença chamada rinofima. Nela, há um aumento exacerbado das glândulas sebáceas. Nesse caso, a isotretinoína pode ser utilizada para reduzir o tamanho e atividade das glândulas e fazer o nariz voltar ao tamanho normal.
O designer gráfico Gustavo Thalaj, 24, fez o tratamento para acne com Roacutan durante nove meses e garante que seu nariz continua o mesmo. Segundo ele, é uma "loucura total" indicar o remédio para afinar o nariz.
"Ele não vai fazer milagre, sem contar que é extremamente perigoso. Se quiser mudar o nariz, isso terá que ser feito com cirurgia plástica", afirma.
De acordo com o designer, um acompanhamento rígido do tratamento foi feito por sua dermatologista na época. Não era permitido ingerir bebidas alcoólicas durante o processo e exames de sangue eram feitos mensalmente para garantir que tudo estava bem.
A necessidade de acompanhamento médico ocorre devido aos possíveis efeitos colaterais do medicamento. A lista de reações comuns ao tratamento, que ocorrem em 10% ou mais pacientes, inclui anemia, aumento ou diminuição das plaquetas sanguíneas, inflamação ou ressecamento dos olhos, distúrbios no fígado, aumento de triglicérides e colesterol e ressecamento da pele e dos lábios.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que o uso inadequado do isotretinoína sem a devida prescrição e supervisão envolve riscos, particularmente em mulheres em idade fértil. Se engravidarem usando o medicamento, há um risco de 30% do bebê nascer com malformações congênitas.
"A medicação necessita de um acompanhamento médico e não deve ser utilizado nessas modinhas de internet", afirma Moyses Lemos.
Procurado pelo Agora sobre providências tomadas em relação a disseminação de vídeos com informações prejudiciais à saúde, o TikTok afirma que a segurança de sua comunidade é sua prioridade.
"As Diretrizes da Comunidade deixam claro que conteúdos potencialmente prejudiciais aos usuários, que promovam ou glorifiquem atos perigosos e/ou com informações médicas incorretas, não são permitidos e serão removidos da plataforma", diz a plataforma em nota.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.