Descrição de chapéu Zona Leste

Estudantes criam projeto para ajudar moradores na zona leste de SP

"Olhar da Quebrada" é um coletivo criado para criar soluções para os problemas do bairro Jardim Marilú

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São Paulo

Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Henrique de Souza Filho - Henfil criaram um projeto social para ajudar moradores em situação de vulnerabilidade no Jardim Marilú (zona leste da cidade de São Paulo), bairro em que a escola está situada.

O "Olhar da Quebrada", elaborado em 2020 pelos alunos Cauã Roberto, Fernando Gama e Guilherme de Andrade, sob o apoio e orientação dos Professores Bruno Ferreira e Lúcia do Vale, contou com uma pesquisa sobre as desigualdades existentes no bairro para, então, buscar soluções.

Grupo de estudantes da EMEF Henique de Souza Filho criou o projeto social "Olhar da Quebrada" para o bairro Jardim Marilú (zona leste da capital paulista). Na foto, os alunos Cauã Roberto (camiseta branca e gola azul), Fernando Gama (óculos), Guilherme Dias (camiseta branca), Mateus Pordeus (moleton cinza e preto), Guilherme de Andrade (moleton azul) e João Victor (moleton preto), e os professores Bruno Ferreira (tatuado), Lúcia do Valle e Marcelo Guerra (óculos)
Grupo de estudantes da EMEF Henique de Souza Filho criou o projeto social "Olhar da Quebrada" para o bairro Jardim Marilú (zona leste da capital paulista). Na foto, os alunos Cauã Roberto (camiseta branca e gola azul), Fernando Gama (óculos), Guilherme Dias (camiseta branca), Mateus Pordeus (moleton cinza e preto), Guilherme de Andrade (moleton azul) e João Victor (moleton preto), e os professores Bruno Ferreira (tatuado), Lúcia do Valle e Marcelo Guerra (óculos) - Rubens Cavallari/Folhapress

No questionário online feito com moradores, os alunos notaram que a maioria se sentia vítima da desigualdade social, devido à sua classe social e à sua raça. Diante disso, os estudantes realizaram uma série de ações para aumentar as oportunidades para as pessoas da região.

A primeira foi a criação de um grupo em uma rede social com o objetivo de estimular o comércio e a prestação de serviços entre os moradores do Jardim Marilú.

"A ideia é fazer com que se movimente a economia local", diz Bruno de Souza Rodrigues Ferreira, professor de educação digital e um dos orientadores do projeto. "Eles ouviram relatos de pais e familiares de estudantes da escola que dependiam de algum comércio na região e foram impactados com a pandemia de Covid-19", completa.

O mesmo grupo, ainda no ano passado, desenvolveu uma campanha de arrecadação de alimentos na escola e realizou uma grande campanha de doação.

Durante este período, o projeto foi inscrito na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, e foi premiado. Cada integrante do grupo, além de se tornar embaixador do Criativos da Escola, ganhou R$ 2 mil. Parte desse valor foi revertido para as ações.

"Eles conseguiram ajudar mais de 60 famílias", afirma Ferreira. "A campanha deu esperança e ajudou pontualmente as pessoas", destaca.

Grupo de estudantes na horta comunitária na escola Emef Henique de Souza Filho, no bairro Jardim Marilú (zona leste da capital paulista)
Grupo de estudantes na horta comunitária na escola Emef Henique de Souza Filho, no bairro Jardim Marilú (zona leste da capital paulista) - Rubens Cavallari/Folhapress

Com a mesma verba que ganharam na premiação, os estudantes ainda criaram uma horta comunitária na escola e aberta para todos os moradores do bairro da zona leste, que podem plantar e colher o que é produzido no local.

"Foi uma doce surpresa eles terem sido premiados e usarem a premiação em prol da comunidade. Eles conseguiram fazer muito bem a partilha do prêmio", diz Lucia Maria do Valle, professora de ciências e que acompanhou o projeto.

O coordenador do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, Gabriel Salgado, elogiou a iniciativa. "Foi incrível receber uma iniciativa de estudantes da educação básica que muitas vezes são estereotipados e promovem uma grande mobilização comunitária para resolver um problema prático", diz Salgado.

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.

O programa em específico existe desde 2015 e premiou, no ano passado, a melhor iniciativa que buscasse uma alternativa prática e que contasse com o apoio da comunidade para um problema dentro ou fora da escola.

"Avaliamos os trabalhos com cinco critérios: o potencial de transformação social, o trabalho em equipe, a empatia, a criatividade e o protagonismo", explica o coordenador.

Quando for possível, os estudantes, que atualmente cursam o 9º ano, ainda planejam montar uma associação de moradores para discutir pautas sobre a melhoria do bairro.

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