Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitora tem dificuldades para fazer exame médico

Ressonância do crânio precisa ser apresentada ao neurocirurgião para tratamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yara Ferraz
São Paulo

A psicóloga Lilian dos Santos, 60 anos, moradora de Guarulhos (Grande São Paulo), está com dificuldades para marcar uma ressonância magnética do crânio junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) em sua cidade.

Ela relata que tem um macroadenoma (espécie de tumor benigno) no crânio, que vem afetando gradualmente todo o seu campo de visão. "Estou em tratamento desde 2018, aguardando por mais de dois anos a consulta com o neurocirurgião, que só consegui por meio da atuação do Agora junto à Ouvidoria do SUS de Guarulhos", conta.

São Paulo (SP), 29/10/2021. Lilian dos Santos teve problemas para marcar exame em Guarulhos. - Arquivo pessoal


A consulta foi agendada para 13 de agosto com um neurocirurgião da Santa Casa de Mogi das Cruzes (Grande SP). O especialista solicitou duas ressonâncias magnéticas, um exame de diagnóstico por imagem, pedido que ela encaminhou imediatamente à UBS (Unidade Básica de Saúde) Continental, em Guarulhos.

Um dos exames foi feito no dia 3 de setembro, no Hospital Stella Maris, em Guarulhos, e indicou o aumento no tumor. Mas ela ainda não conseguiu fazer a ressonância de crânio e aguarda a marcação do exame. "Tenho urgência, pois preciso dos exames para marcar o retorno em novembro por orientação do neurocirurgião", afirma.

Sem saber o que fazer para resolver a situação, a psicóloga recorreu ao Agora novamente. Ela afirma que a realização do exame é crucial para sua saúde e o encaminhamento para tratamento adequado.
"Aguardo pela solução, por um caso que se arrasta por mais de dois anos, colocando em grave risco a minha visão", diz a leitora.

Ressonância é agendada

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a ressonância da paciente está agendada para o Hospital Stella Maris no dia 22 de novembro, às 7h50. A pasta afirma que a leitora só precisa pegar uma autorização na UBS (Unidade Básica de Saúde) Continental para a realização do exame.

"O atendimento só foi agilizado depois que entrei em contato com a Ouvidoria e o Agora", afirma a leitora em novo contato."Também foi assim para conseguir a consulta com o neurocirurgião e, agora, a segunda ressonância.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.