Descrição de chapéu Centro

Ronda da GCM com patinete começa com chuva

Guarda quer reduzir assaltos a pedestres em vias movimentadas

São Paulo

O primeiro dia de ronda da GCM (Guarda Civil Metropolitana) com patinetes elétricas, nesta sexta-feira (26), acabou prejudicado pela chuva que atingiu a capital.

GCM durante patrulhamento com patinete na avenida Paulista - Rubens Cavallari/Folhapress

Os agentes iniciaram o patrulhamento em três pontos da capital: avenidas Paulista (região central) e Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste).

O uso de patinetes pela GCM foi noticiado com exclusividade pelo Agora no último dia 17.

A GCM acredita que uso do veículo vai reduzir os os roubos a pedestres e ciclistas, principalmente de celulares.

Nas duas regiões onde as rondas tiveram início, tem crescido o número de assaltos, segundo a GGM, que não divulgou dados.

Nos fins de semana, a fiscalização será estendida ao elevado Presidente João Goulart (Minhocão). A ronda ocorre por conta da doação, em regime de empréstimo, por três anos, feita pela Yellow, empresa que loca patinetes elétricas _ao todo foram doados 12 veículos, mas o número poderá chegar a 30.

O subcomandante da GCM, Marcos Valério Ferreira, afirmou que a ideia é ampliar o patrulhamento com patinetes na região central.

Como a bateria da patinete dura três horas, ele diz que os fiscais vão atuar de forma mais ostensiva no horário de pico nas ciclovias das avenidas Paulista e Faria Lima. Os equipamentos são recarregados em tomada comum.

"Nos outros horários, os agentes vão ficar parados em pontos estratégicos. É um veículo que vai inibir a atuação de ladrões", diz.

Em São Paulo, 24 GCMs foram treinados com noções básicas de segurança, manutenção, mobilidade e adaptação de técnicas policiais.

Nas mãos de ladrões

Pedestres e comerciantes da Faria Lima reclamam da atuação de grupos de adolescentes que usam as patinetes para assaltos na Faria Lima, conforme mostrou reportagem do Agora.

Os garotos aproveitam para pegar patinetes que não estavam travadas após locação para perseguir pedestres e ciclistas. Segundo a empresa, o veículo pode atingir até 30 km/h de velocidade máxima.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.