Descrição de chapéu Zona Leste

Governo Doria anuncia ampliação da linha 2-verde até a Penha

São Paulo

O governo João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (3) que irá retomar a expansão da linha 2-verde do Metrô da estação Vila Prudente até a estação Penha, na zona leste de São Paulo. Segundo o governo, as obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2020, após a aprovação dos projetos executivos. 

Passageiros embarcam na estação Vila Prudente da linha 15-prata do Metrô - Rivaldo Gomes 02.abr.2019/Folhapress

O novo trecho terá 8,3 km e irá expandir a linha em 8 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Estima-se que essa expansão irá aumentar o número de passageiros transportados em 377 mil por dia. 

O investimento para expansão será de R$ 5,5 bilhões, disse o governo em nota oficial. Este valor deve cobrir desde a elaboração de projetos até a execução das obras. Parte deste valor já foi utilizado na desapropriação de 96,5% dos 226 imóveis necessários para a obra.

 

Expandir a linha 2-verde estava nos planos do governo de São Paulo desde 2014, quando o Metrô dividiu os trabalhos em oito lotes e contratou a execução das obras por meio de uma licitação. Na época, no entanto, os contratos foram temporariamente suspensos em decorrência das restrições orçamentárias e financeiras. 

Uma nova licitação será elaborada para que o Metrô possa adquirir 22 novos trens para atender o novo trecho. Com a expansão, a linha 2-verde passará a ser a mais extensa de São Paulo e terá conexões com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa) 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha) ​. 

 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.