Descrição de chapéu Livros

Quatro anos após incêndio, Museu da Língua Portuguesa reabre parcialmente

Com horários programados, iniciativa visa aproximar o espaço do público

Parte do Museu da Língua Portuguesa, localizado na Luz (região central de São Paulo), voltou a receber a população com horários programados. Estudantes e educadores participaram das primeiras visitas dentro do espaço, nesta quinta-feira (12). O local foi atingido por um incêndio em 2015 e será reinaugurado em 25 de junho.

Segundo Deca Farroco, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho e responsável pela área educativa e de conteúdo do museu, o programa educativo “Escola Museu e Território” visa “manter o espaço vivo e conectado com o público”. ​

Visitantes durante tour guiada no Museu da Língua Portuguesa, que vai reinaugurar em junho. - Eduardo Anizelli/ Folhapress

Nas próximas quintas-feiras haverá visitas mediadas para alunos da educação infantil, fundamental e médio. Nas quintas e, também, nos sábados, os agendamentos incluem alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pessoas atendidas pelos serviços de saúde e assistência social, moradores e trabalhadores do bairro. Para participar, é necessário fazer o agendamento no site.

Um sábado por mês haverá atividades abertas para todo o público. A primeira ação acontece no próximo dia 28. Para participar, é necessário ir ao local com uma hora antes do início da visita. Todas as atividades são gratuitas e acontecem até maio. “Museu sem gente não é museu, é reserva técnica”, ressalta Deca.

Por dentro, o prédio do museu é praticamente o mesmo. Como o local é tombado pelo patrimônio histórico, a estrutura e até o piso foram mantidos conforme o original. As mudanças aparecem na exposição principal. As novidades incluem experiências com línguas de vários lugares do mundo e os diferentes sotaques do Brasil.

De acordo com Antônio Lessa, coordenador de museus do estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa “já está pronto, apenas a museografia está sendo implantada”.

Há diversos testes sendo feitos no sistema, como na parte sonora. Não tem visitação no primeiro andar, já que a exposição temporária ainda não foi definida. Lessa afirma que medidas de segurança como câmeras, sprinklers em todas as salas, brigada de incêndio e detectores de fumaça já estão funcionando.

Em dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um incêndio. No ano passado, o Agora mostrou que a restauração do espaço foi finalizada em dezembro de 2019. A obra custou R$ 81,4 milhões.

No momento, quem trabalha no museu é uma equipe transitória. Segundo Antônio Lessa, no final de março haverá a definição da organização social que irá gerir o espaço e, depois, a contratação dos funcionários fixos.

Confira a programação

Visitas mediadas para escolas

  • Quando: quintas-feiras até 28 de maio
  • Horário: às 8h para educação infantil e às 9h para ensino fundamental e médio
  • Agendamento de grupos no site

Visitas mediadas para estudantes de EJA, pessoas atendidas por serviços de assistência social e de saúde, moradores e trabalhadores do bairro

  • Quando: quintas-feiras e sábados até 28 de maio
  • Horário: às 11h, 17h e 19h30 às quintas-feiras e às 10h 11h e 12h aos sábados
  • Agendamento de grupos no site

Visitas abertas ao público

  • Quando: 28 de março, 25 de abril e 30 de maio
  • Horários: 10h, 11h e 12h
  • Senhas serão distribuídas uma hora antes do início da visita.
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.