Descrição de chapéu Coronavírus

30 estabelecimentos em SP já foram interditados por desrespeitarem quarentena

A Prefeitura recebeu quase 7.000 reclamações durante o mês de março e multou um local em R$ 9.231,65

São Paulo

Até o momento, a Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), interditou 30 estabelecimentos, que praticam atividades não essenciais, por terem aberto durante esta pandemia do novo coronavírus.

Além das interdições, a gestão multou um estabelecimento no valor de R$ 9.231,65 por ter descumprido a quarentena.

Em nota, a gestão ressaltou que “o objetivo não é multar, mas, sim, evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do coronavírus para proteger a população”.

Rua José Paulino, no Bom Retiro, completamente vazia na tarde do dia 24 de março, devido ao fechamento do comércio por causa da pandemia do novo coronavírus
Rua José Paulino, no Bom Retiro, completamente vazia na tarde do dia 24 de março, devido ao fechamento do comércio por causa da pandemia do novo coronavírus - Danilo Verpa - 24.mar.20/Folhapress

No último dia 20, a administração municipal decretou o fechamento de comércios que não oferecessem serviços essenciais (como os setores de alimentação, bancos, limpeza urbana e segurança). A determinação passou a valer em todo o estado de São Paulo desde o dia 24, quando o governador João Dória (PSDB) anunciou a medida.

Os espaços que não cumprem o decreto podem ser interditados. Em caso de resistência, poderão ter o alvará de funcionamento ou autorização temporária (TPU) cassados.

Até o dia 30 de março, a Prefeitura recebeu 6.899 solicitações relacionadas ao descumprimento da quarentena. Além disso, a gestão informou que “tem trabalhado na conscientização de ambulantes e comerciantes” desde o último dia 20.

Para reclamar sobre um estabelecimento não essencial que esteja aberto, basta entrar em contato pelo número 156 ou acessar Portal SP156 no site. É necessário informar o nome, tipo e endereço do estabelecimento, além da data e horário em que estava aberto. Isso deve ser feito até 24 horas depois do ocorrido.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.