Igrejas transmitirão missas de Páscoa pela internet

As celebrações da Semana Santa ocorrerão sem público por conta da pandemia de coronavírus

São Paulo

Com a pandemia do novo coronavírus e a orientação de manter isolamento social, os católicos irão viver uma situação inédita durante uma das mais importantes datas da religião. As celebrações da Semana Santa ocorrerão sem público.

Paróquia da Igreja N.S. da Achiropita, na região central da cidade de São Paulo, é uma das que transmitirá a missa de Páscoa pela internet. - Rubens Cavallari/Folhapress

Os fieis poderão acompanhar os eventos da Páscoa somente por meio das transmissões via internet. De acordo com a Arquidiocese de São Paulo, a determinação para as paróquias é de não realizar nenhum evento com a presença de público.

Sobre as missas online, embora não seja uma ação obrigatória, a entidade afirma que todas as paróquias, até o momento, informaram que irão realizar. No entanto, cada local irá determinar o horário e meio pelo qual a transmissão será feita, de forma que atenda a comunidade da região.

Uma das transmissões será realizada pela própria Arquidiocese. O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo, fará um seminário, às 11h, no domingo (12), em celebração a Páscoa. A cerimônia será transmitida pela página no Facebook da entidade.

As missas transmitidas pela internet já vinham ocorrendo nas igrejas católicas, nas últimas semanas, por conta da luta contra a Covid-19. Um destes casos é do Padre Marcelo Rossi.

O religioso realiza as missas no mesmo local que ocorria antes da pandemia, o santuário localizado no Jardim Umuarama, na zona sul da capital paulista, e transmite as celebrações pelo seu site. Na Páscoa, a missa ocorrerá às 6h20. Além do portal, também será televisionada pela Globo.

Outra missa que ocorrerá online é a da Paróquia Santana, que fica na zona norte de São Paulo. Os fieis da região poderão acompanhar a celebração às 10h30, também pelo Facebook. Em Aparecida do Norte (177 km de SP), o Santuário de Nossa Senhora Aparecida também terá celebrações de Páscoa, que serão transmitidas por site, TV e redes sociais.

A tradicional Paróquia Nossa Senhora Achiropita (centro), a Paróquia São Francisco de Assis (zona sul), Paróquia Nossa Senhora do Brasil (zona sul) e a Paróquia Nossa Senhora da Consolação (centro) são outras igrejas que promoverão atividades e transmitirão para os fiéis pelas redes sociais.

"Como a data da Páscoa não pode ser transferida, nos países afetados pela doença, onde estão previstas restrições às reuniões e movimentos de pessoas, os bispos e padres celebram os ritos da Semana Santa sem a participação do povo e em local adequado", diz comunicado da Arquidiocese.

O Acampamento Semana Santa, na Canção Nova, será mantido, mas ocorrerá sem público. A entidade é uma comunidade carismática da Igreja Católica e fica na região de Cachoeira Paulista (210 km de SP).

Segundo a Canção Nova, "a semana mais importante do ano para os católicos terá as celebrações tradicionais desse tempo, palestras, Adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de oração. Em decorrência das medidas de prevenção à pandemia, todo o evento ocorre sem público, com transmissão pelo Sistema Canção Nova de Comunicação e pelas redes sociais".

“Hoje, somos convidados a acompanhar de casa as celebrações da Semana Santa. Que possamos reviver em família a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, refletindo: o que precisa 'morrer' na minha vida, na nossa vida de família, tudo aquilo que não contribui para o bem”, afirma o vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Marcio Prado.

CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirma que mantém a indicação de que sejam obedecidas as orientações das autoridades de saude para se evitar aglomerações e praticar o isolamento social.

"A CNBB, considerando as orientações emanadas pelas autoridades competentes do Ministérios da Saúde, que indicam o distanciamento social, orienta os bispos que as igrejas podem permanecer abertas, porém, do modo como tem sido feito até agora, apenas para orações individuais, transmissões online, etc", diz a entidade.

Programação de domingo (12)

Missa no Santuário de Aparecida

  • Horários: 6h, 8h, 12h e 18h
  • Transmissão: facebook.com/arquiSP

Missa com padre Marcelo Rossi

  • Horário: 6h20
  • Transmissão: TV Globo

Missa Solene de Páscoa na paróquia Nossa Senhora Achiropita

  • Horário: 10h
  • Transmissão: facebook.com/achiropitaoficial

Missa paróquia Nossa Senhora do Brasil

  • Horários: 10h, 12h30 e 18h30
  • Transmissão: instagram.com/nossasenhoradobrasil

Missa paróquia São Francisco de Assis

  • Horário: 10h30
  • Transmissão: facebook.com/paroquiavila

Missa Paróquia Santana

  • Horário: 10h30
  • Transmissão: facebook.com/paroquiasantanaSP

Missa Paróquia Nossa Senhora da Consolação

  • Horários: 12h
  • Transmissão: facebook.com/igrejadaconsolacao
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.