Descrição de chapéu Coronavírus

Comércio de rua reabre nesta quarta (10) na capital paulista

Estabelecimentos vão poder funcionar das 11h às 15h; imobiliárias também vão reabrir

São Paulo

Após mais de dois meses fechado, o comércio de rua na cidade de São Paulo volta a funcionar nesta quarta (10). A liberação, com restrições, foi anunciada nesta terça (9) pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), que assinou termo de compromisso com 22 entidades representativas do setor na capital.

A autorização foi concedida na semana do Dia dos Namorados, uma das principais datas comemorativas para a atividade comercial.

As imobiliárias também vão poder seguir a mesma autorização, com o expediente de quatro horas, fora do horário de pico.

"Esses dois setores podem voltar a funcionar a parir de amanhã (quarta) em São Paulo. A principal regra é o horário de funcionamento", disse o prefeito.

Funcionária de uma loja na rua Dr. Cesar, em Santana (zona norte), limpa o local, que poderá reabrir nesta quarta (10) - Rubens Cavallari/Folhapress

Segundo Covas, as lojas de rua terão de funcionar com horário reduzido, entre 11h e 15h, e deverão seguir normas de higienização e distanciamento social. Além disso, os estabelecimentos terão de se organizar para testar seus funcionários. Em relação aos shoppings, a expectativa é de que a reabertura ocorra a partir desta quinta (11).

No fim de abril, o governador João Doria (PSDB) publicou um decreto que autorizou o início da retomada da economia, dividindo o estado em cinco fases, de acordo com seu estágio de controle da pandemia do Covid-19. A capital foi enquadrada na categoria 2, identificada pela cor laranja. Nessa etapa, os comércios podem funcionar com somente 20% de toda a sua capacidade.

Apesar de ter autorizado a reabertura, Covas destacou que a cidade ainda está em quarentena. "Quero pedir mais uma vez à população para que evite deslocamentos desnecessários e aglomerações, e que continue a utilizar máscara álcool em gel", disse Covas.

Segundo o tucano, a reabertura é justificável. "A cidade passou para a fase 2, mas ainda estamos na quarentena. Conseguimos controlar a disseminação do vírus, mas ainda é uma realidade a ser enfrentada. Peço à população que evite a movimentação, todos os cuidados permanecem."

Até esta terça-feira, a capital paulista tinha 84,8 mil casos de Covid-19, com 4.945 óbitos confirmados e outros 4.588 suspeitos.

Reabertura do comércio em SP

  • Quando: a partir desta quarta (10)
  • Horário de funcionamento: das 11h às 15h

Regras para os lojistas

  • Distanciamento social
  • Higiene
  • Sanitização de ambientes
  • Orientação dos clientes e dos colaboradores
  • Compromisso para testagem de colaboradores e medição de temperatura dos clientes
  • Horários alternativos de funcionamento
  • Redução do expediente
  • Sistema de agendamento para atendimento
  • Protocolo de fiscalização e monitoramento do próprio setor
  • Esquema de apoio para colaboradores que não tenham quem cuide de seus dependentes incapazes no período em que estiverem fechadas as creches, escolas e abrigos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.