Virada Sustentável tem programação virtual e intervenções artísticas em SP

Projeções, grafite e instalações estarão presentes em todas as regiões da capital paulista até 18 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre até o próximo dia 18 de outubro na cidade de São Paulo. O evento, iniciado na última quarta-feira (16), conta com atividades virtuais e intervenções em todas as regiões da capital paulista. Nos espaços físicos, a programação prevê projeções, murais com grafite, sessões de cinema em estacionamento (cine drive-in) e instalações. Na internet, serão realizadas diversas palestras. Todas as atividades são gratuitas.

Dentre as intervenções urbanas, o grafite está presente em regiões como Grajaú (zona sul), Brasilândia (zona norte), Jardim Helena (zona leste) e Lapa (zona oeste). No Largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste), já é possível ver vários ovos fritos gigantes no chão, resultado da obra “Eggcident”, do artista holandês Henk Hofstra.

Obra “Eggcident” do artista holandês Henk Hofstra faz parte da 10ª edição da Virada Sustentável. A instalação artística traz ovos gigantes prontos para serem fritos, no Largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste de SP). - Gabriel Cabral/Folhapress

Na noite de 2 de outubro, os prédios e árvores da avenida Paulista receberão projeções que contam histórias de lideranças indígenas que perderam parentes por causa da Covid-19. A ação é uma parceria do Memorial Inumeráveis com a dupla VJ Suave. Já no dia 3, a avenida será o ponto final de uma “carreata poética” em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. Nove poetas da zona sul lerão trechos do livro “Quarto de Despejo”. O percurso vai do Centro Cultural Grajaú ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Paulista.

A Virada Sustentável também chamará atenção para temáticas como a importância da despoluição do rio Pinheiros e de florestas. A intervenção “Seja a Mudança” em estações do metrô, e a exposição “Exit” na avenida Paulista” permanecerão disponíveis por um período, mesmo após o fim da Virada.

No site da virada é possível se inscrever nas atividades virtuais da programação. Pessoas de dentro e fora de São Paulo podem assistir palestras sobre assuntos como meio ambiente, diversidade, funcionamento das cidades e economia. Todas com tradução para libras e, no caso dos palestrantes internacionais, tradução simultânea.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.