Descrição de chapéu Zona Leste

Grafite dá novo visual em escola pública na zona leste de São Paulo

Pinturas homenageiam celebridades de diversas áreas e profissionais que atuam no combate à Covid-19

Clayton Freitas
São Paulo

Assim que retornarem às aulas, os estudantes da escola estadual Ruy de Mello Junqueira, localizada em Cidade Tiradentes (zona leste), encontrarão nas salas de aulas e paredes do prédio grafites de personalidades tais como do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, do ator Grande Otelo, do tenista Gustavo Kuerten, do rapper Emicida, além de enfermeiras, numa homenagem aos profissionais de saúde que combatem o novo coronavírus.

A proposta de fazer dos espaços de ensino um verdadeiro ateliê de arte foi da diretora Rosângela Simões, que também mora na região.

Ela conta que recebeu a verba do governo do estado para melhoria no prédio e a proposta original era a de fazer o trabalho com os alunos. Entretanto, a pandemia fez com que essa colaboração fosse remota.
“Eles [os alunos] escolheram, deram a dica dos artistas e as pinturas”, afirma a diretora.

O responsável por criar os grafites é Waldir Grisolia Júnior, 39 anos, que atua há 20 como grafiteiro e desde outubro do ano passado criou o projeto “Grafite nas Escolas”, que promove intervenções artísticas dentro desses equipamentos.

Na escola estadual Ruy de Mello Junqueira, em Cidade Tiradentes, ao todo são 18 salas de aula e oito pinturas externas.

Essa é a terceira vez que ele realiza uma pintura em uma escola pública e ele conta que já foi procurado por outros dirigentes de ensino para realizar novos grafites.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.