Descrição de chapéu Coronavírus

Filas de vacinação em xepa nas UBSs de SP têm até 6.000 inscritos

Segundo a prefeitura da capital paulista, mais de 2.000 pessoas são imunizadas diariamente na cidade com doses excedentes

São Paulo

A busca de vacina contra o novo coronavírus, por quem ainda não está no calendário oficial de imunização, tem feito com que postos de saúde da cidade de São Paulo registrem até 6.000 pessoas na fila da xepa de imunizantes, como é o caso de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em Santa Cecília e no Cambuci (ambas na região central da capital paulista).

Essas pessoas vão atrás de doses excedentes, que são aquelas que sobram em frascos abertos, mas não são aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde.

Mas nem todos que se inscrevem nas filas de espera da xepa estão entre os grupos incluídos para conseguir as doses excedentes. É o caso do designer Murilo Gasparett, 28 anos, que nesta segunda-feira (31) foi acompanhar a namorada, a veterinária Isabella Colleoni, 28, a tomar a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca na UBS Doutor Humberto Pascale, em Santa Cecília (centro), e aproveitou para pedir para colocar seu nome na fila da xepa, mesmo sem ter comorbidades. “O que vier é lucro, se antecipar minha vacinação está ótimo”, afirmou o rapaz.

Ainda na UBS da Santa Cecília, um funcionário afirmou que a lista de espera para as vacinas da xepa preenche atualmente três cadernos. Segundo ele, sem saber que falava com a reportagem, isso dá entre 5.000 e 6.000 pessoas. O servidor público não soube dizer quanto tempo as pessoas ficam na fila até serem chamadas.

O casal de advogados Paloma Dias, 28, e Pedro Ribeiro, 29, também foi até a UBS da região central para se inscrever na lista da xepa. Somente o homem afirmou ter asma como comorbidade. “Pode ser que nos chamem. Tomara que seja rápido”, afirmou ela.

Ainda na região central, mas na UBS Cambuci, o Agora apurou que há também uma fila com aproximadamente 5.000 mil pessoas aguardando para eventualmente serem imunizadas, com doses remanescentes, contra o novo coronavírus na unidade de saúde.

Também esperança, a estudante de nutrição Raffaella Ardore, 27, inscreveu-se na lista da xepa da vacina na UBS Integrada São Vicente de Paula, no Ipiranga (zona sul). No fim da tarde de de sexta-feira (28) ela foi à unidade para registrar seu nome, mesmo afirmando não ter comorbidades. “Se me chamarem, venho na hora. Não custa nada registrar o nome”, afirmou.

Quando Raffaella chegou à unidade de saúde, o portão de acesso a área de vacinação já estava fechado. “Tem mais de mil pessoas na lista de espera por vacina”, afirmou uma atendente para a estudante.

A veterinária Isabella Colleoni, 28 anos, se emocionou após tomar a primeira dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (3), na região central de São Paulo. Ela estava acompanhada do namorado Murilo Gasparetto, 28, que aproveitou para registrar seu nome na lista da xepa da unidade de saúde - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Nas UBS Vila Romana (zona oeste) e Jardim República (zona sul), também visitadas pela reportagem nesta segunda, igualmente há listas de xepa da vacina, mas funcionários não souberam quantificar com quantas pessoas, afirmando somente haver "muitos nomes" na espera pelos imunizantes.

Pai vai diariamente ao posto em busca de vacina para filha

O comerciante Reinaldo Valder, 56 anos, já tomou a primeira dose da vacina, mas estava em frente à UBS do Ipiranga (zona sul), na sexta-feira (28), por causa da filha de 21 anos que tem problemas respiratórios foi cadastrada no dia 27 passado, segundo ele, na lista da xepa da unidade.

O pai afirmou que naquela ocasião, ocupava a 1.030ª posição na lista dos que por doses excedentes.

Mesmo assim, ele foi presencialmente à unidade na esperança de constatar alguma dose sobressalente de vacina, o que não ocorreu. “Prefiro vir todo dia e arriscar, pois moro aqui ao lado, consigo trazer minha filha assim que uma dose ficar disponível”, afirmou.

UBS (Unidade Básica de Saúde) em Santa Cecília, no centro da capital paulista, anexou cartaz informando sobre fila da xepa de vacina contra a Covid-19 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Mais de 2.000 doses por dia

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os postos aplicam diariamente, em média, 2.046 doses remanescentes de vacinas.

Pessoas com deficiências permanentes que não estão incluídas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) podem se inscrever na lista de espera 19 em unidades de saúde da cidade.

Também podem se inscrever residentes da capital que tenham comorbidades e sejam maiores de 18 anos.

Apesar de existirem grupos específicos, a pasta diz que isso não impede que qualquer pessoas moradora da cidade de São Paulo se inscreva para a lista da xepa.

Segundo a pasta, o uso de doses remanescentes de vacina na capital paulista segue as diretrizes estipuladas pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). "Quando houver frasco de vacina aberto no fim do expediente, para que não haja qualquer desperdício de dose, ela deve ser aplicada",afirma trecho de nota.

"Nos casos em que as UBSs tenham dificuldade para destinar as doses que eventualmente sobrarem em um dia, elas precisam entrar em contato com a Supervisão Técnica de Saúde da região, para imediato direcionamento das doses", disse..

"Esclarecemos que a necessidade da presença na unidade para o cadastro se dá pelo fato de que no momento da inserção do nome na lista de espera, devem ser apresentadas tanto a comprovação de residência no território da unidade quanto a comprovação de fazer parte de um dos dois grupos contemplados para esse fim", ressalta trecho de nota da prefeitura.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.