Quatro hospitais estaduais de SP não têm internações por Covid há uma semana

Unidades são das regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo afirmou neste sábado (23) que quatro hospitais estaduais de referência para Covid-19 não recebem novos casos da doença há pelo menos uma semana.

Segundo a gestão João Doria (PSDB), o avanço da vacinação é o principal fator para a redução dos casos.

As unidades de saúde em que não foram notificadas novas internações estão localizadas nas regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e na Grande São Paulo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o percentual da população com a vacinação completa ultrapassa 60% nas quatro regiões, que também possuem baixos indicadores de ocupação de leitos de terapia intensiva e clínicos.

O hospital estadual de Américo Brasiliense (280 km de SP), localizado na região de Araraquara, não registra internação de pacientes confirmados com coronavírus desde o dia 13 deste mês. O estado ainda informou que, no momento, não há nenhum paciente internado com a doença na unidade, que já está atendendo outras patologias devido queda na demanda pela doença.

A região de Araraquara ainda possui cerca de 707 mil pessoas imunizadas, com os menores indicadores de ocupação de leitos entre as quatro áreas pontuadas, com taxas de ocupação de 10,6% em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10,5% em enfermaria.

Já o hospital estadual de Bauru (300 km de SP) registra, até este sábado, quatro pacientes internados na enfermaria e nenhum na UTI. A ocupação na região é de 17,1% em UTIs e 6,5% dos leitos clínicos, com mais de 1,2 milhão de pessoas integralmente imunizadas. A unidade de saúde, assim como a de Américo Brasiliense, não registra novas internações desde o dia 13.

No litoral, o hospital regional de Itanhaém (109 km de SP) está há 10 dias sem novos internados em decorrência do coronavírus. Também não há pacientes internados pela doença no local. A região da Baixada Santista registra ocupação de 23,2% em UTI e 15,2% em enfermaria;1,1 milhão de residentes do litoral Sul do estado já concluíram o esquema vacinal, detalhou a secretária.

Por sua vez, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC), está há três semanas sem novos casos de internação pela doença. Atualmente há quatro pacientes internados em enfermaria e três na UTI, segundo o estado. A taxa de ocupação na região metropolitana é de 31,6% em UTI e 36,1% em enfermaria.

Internados

Dados divulgados neste sábado (23) pela Secretaria Estadual da Saúde indicam que são 3.563 os internados por Covid-19 no estado. São 1.641 em leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 1.922 em leitos clínicos.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI também estão entre as menores da história da pandemia, com 27,6% no estado e 36,2% na Grande São Paulo.

No decorrer da pandemia, até o momento, houve 4.398.737 casos,e 151.540 mortes pela doença.

Na capital

Dados mais recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde indicam que já foram aplicadas 70.172.998 doses de vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo em pessoas com 18 anos de idade ou mais. A divisão desse montante é a seguinte:

  • 37.425.954 - 1ª dose:
  • 29.333.108 - 2ª dose
  • 1.170.035 - dose única;
  • 2.243.901 - dose de reforço

Os dados indicam que o estado atingiu 85,62 % da população adulta com o esquema vacinal completo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.