Descrição de chapéu Previdência

Atendimento do INSS pode travar com volta do auxílio emergencial

Caso governo decrete calamidade, órgão terá motivo formal para suspender prazos

Rômulo Saraiva
Rômulo Saraiva

Advogado, professor e consultor de Previdência

Quem for pedir benefício por incapacidade INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou os que tiverem em andamento podem ser prejudicados com a possibilidade de o governo federal querer retomar os pagamentos do auxílio emergencial.

Embora o recrudescimento da pandemia da Covid-19 ainda não esteja a todo vapor, mas o retorno do auxílio exige mais gasto público, o que deve ser feito com a renovação do estado de calamidade a fim de viabilizar o chamado “orçamento de guerra”.

Mesmo que as agências previdenciárias ou o serviço de perícia não parem, caso ocorra a decretação do estado de calamidade, na prática, isso poderá formalmente suspender os prazos que obrigam o instituto a responder mais rapidamente a demanda de benefícios, principalmente aqueles que precisem de perícia médica ou de avaliação social.

É que o acordo feito entre o Ministério Público Federal e autarquia previdenciária, com o aval do Supremo Tribunal Federal, autoriza que os prazos poderão ser suspensos nos casos de força maior e caso fortuito (como greves, pandemias e situações de calamidade pública), quando alterar o fluxo regular de trabalho e impeça o INSS de cumpri-los.

O instituto atualmente vem sofrendo com um alto congestionamento dos pedidos de concessão e de revisão de benefícios. A estimativa é que cerca de 1,7 milhão de pedidos aguardem resposta.

Para estagnar essa fila, pode ser conveniente que a autarquia se valha do novo pacto nos pedidos feitos em 2021, seja de concessão, restabelecimento ou manutenção do benefício.

Diante dessa ameaça, que vai ficar a cargo do instituto se valer do acordo, é importante que o segurado tome medidas administrativas para se antever à nova interrupção dos serviços previdenciários, a exemplo dar entrada nas concessões ou revisões pelo aplicativo Meu INSS ou pela internet, juntar o máximo de documentos importantes ou cumprir exigências mais rapidamente.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.