Quadras na região central de SP têm lixo, poças d'água e problemas de conservação

Local foi primeiro ponto de ação do programa Cidade Linda, mas hoje sofre com falta de zeladoria

São Paulo

Faz mais de um ano que Ricardo Schulz, 41, não vê nenhuma manutenção nas quadras sob o viaduto Doutor Plínio de Queirós, que passa acima da avenida Nove de Julho, na Bela Vista, região central. A lavanderia que ele administra fica em frente a elas. "Não dá mais para perceber porque está muito diferente, mas era bem organizado, bem bonito", ele diz.

"Hoje está péssimo. A gente viu que, no começo dessa gestão, até tentaram fazer algo, mas foi muito confuso e não teve continuidade", afirma Schulz. Ele se refere ao projeto Cidade Linda, uma das bandeiras de João Doria enquanto prefeito da capital, e que teve como ponto de partida exatamente a Praça 14 Bis no primeiro dia em que assumiu o cargo, em 2016.

O Agora esteve no local, na tarde da terça-feira (10). Por lá, encontrou muito lixo nas quatro quadras esportivas e nos demais espaços de lazer abaixo do viaduto. Há também infiltrações —com água pingando sobre quem passa— e poças d'água.

Cestas de basquete, traves de futebol e brinquedos estavam danificados. Uma das quadras também estava com as grades retorcidas e furadas. No espaço de convivência na altura do número 1237 da avenida, havia muita areia acumulada.

"Está faltando um pouco mais de carinho pelo bairro, inclusive aqui [nas quadras]", afirma a aposentada Dionete Vecchi, 75. Ela sempre morou na avenida Nove de Julho por gostar da região, mas atualmente, diz, o bairro está "abandonado".

A partir de 2025, segundo projeto do Governo do Estado, a praça deve abrigar uma das estações da linha 6-laranja do metrô —prometida inicialmente para 2013.

Renato Oliveira, 29, também diz não lembrar de quando foi a última recuperação da área. O cabeleireiro mora na região e trabalha em frente às quadras há mais de 10 anos. Segundo ele, só uma das quatro quadras continua a ser usada com regularidade pelos jovens da região.

"Em termos de segurança é tranquilo, mas o que mais incomoda é a sujeira. Está muito ruim." Ainda assim, afirma que faz falta a base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que era mantida em frente à Praça 14 Bis. Em outro ponto da praça, há uma base comunitária da Polícia Militar.

No dia 2 de janeiro de 2016, primeiro dia da gestão do então prefeito João Doria, a Praça 14 Bis recebeu o gestor, vestido de gari, para dar início ao programa Cidade Linda. A ação de zeladoria, que prometia recuperar pontos da capital, foi uma das principais promessas dele durante a campanha.

Na época, secretários e o então vice-prefeito Bruno Covas também acompanharam o trabalho, todos a caráter. Cinco dias depois do início do projeto, reportagem do Agora mostrou que a região da Praça 14 Bis já tinha sujeira espalhada e novas pichações sobre a pintura aplicada. Na época, a gestão afirmou que o trabalho de zeladoria seria contínuo.

RESPOSTA

Por nota, a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), afirma que irá realizar uma vistoria no local para verificar os problemas apontados na reportagem e que "tomará as medidas cabíveis" nas quadras.

Segundo a nota, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) utiliza bases comunitárias de forma transitória, e que a praça segue sendo policiada pela GCM em rondas de viaturas e motocicletas.

Sobre a população em situação de rua no local, a prefeitura diz que a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento) realiza busca ativa para abordar as pessoas em situação de rua e oferecer acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial. O texto diz, ainda, que esse monitoramento será reforçado na região. ​

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.