Trecho da ciclovia do rio Pinheiros ganha iluminação inteligente

Tecnologia permite gerenciamento remoto; governo promete ampliar projeto para os 21 km de extensão, mas não deu prazo

São Paulo

Três quilômetros da ciclovia do rio Pinheiros, na região da Vila Olímpia (zona sul) receberam iluminação LED. Segundo o governo do estado, a instalação de 130 lâmpadas custou R$ 1 milhão e foi custeada pela Enel.

O projeto possui uma tecnologia que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. Segundo o governo do estado, gestão João Doria (PSDB), a iluminação será ampliada gradualmente para o restante da ciclovia, que tem 21,5 km, mas não informou o prazo para isso.

Até julho, serão instaladas 40 câmeras de segurança, e as imagens serão monitoradas em um Centro de Controle Operacional. O objetivo, segundo o governo, é oferecer mais segurança aos ciclistas e pedestres que frequentam o local.

Mensalmente, a ciclovia do rio Pinheiros é utilizada por 70 mil ciclistas. Em 2020, ela passou cerca de cinco meses fechada para reforma, quando a pista foi recapeada e foram instalados pontos de apoio com banheiro e bebedouro, cafés, máquinas de venda de produtos e chuveiros. Em março daquele ano, a pista foi terceirizada para a empresa Farah Service.

Como usar a ciclovia

Horário de funcionamento: diariamente, entre as 5h30 e as 18h30

Acessos pela Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.