Descrição de chapéu Zona Oeste sustentabilidade

Grafite em ponte no rio Pinheiros alerta para escassez de água em SP

16 artistas participam do projeto Graffiti pela Água na ponte da Sabesp; veja a situação dos reservatórios em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para alertar a população sobre a escassez da água e incentivar a preservação desse recurso, o projeto Graffiti pela Água, de iniciativa do administrador Rodrigo Cordeiro e do artista Gamão, grafitou a ponte Sabesp, próxima à ponte Cidade Universitária, no rio Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. A intervenção contou com 16 artistas e demorou 15 dias.

A pintura cobriu as duas laterais, a adutora e a parte debaixo da ponte, cedida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), tornando-a uma das maiores coberturas grafitadas na cidade. O projeto inclui ainda grafites em três chaminés de equilíbrio da Sabesp —estruturas metálicas nas margens dos rios— e pinturas em 30 telas que percorrerão a cidade com uma exposição itinerante, sempre com a temática da água.

“Eu e o Rodrigo Cordeiro juntamos nossas forças de verdade e montamos o projeto Graffiti pela Água, em que queremos conscientizar as pessoas para cuidar do nosso meio ambiente e da cidade. Acho importante ajudar a cidade e não somente jogar a bola para o governo cuidar dos espaços públicos”, diz Gamão, grafiteiro e presidente do coletivo Raxa Kuka Produções, que tem o intuito de promover a cultura hip hop nas comunidades de São Paulo.

“A proposta do projeto é mostrar para as pessoas que se a gente se unir, podemos ter uma sociedade mais limpa, bonita, colorida e consciente”, completa o artista.

Para a execução do projeto, os grafiteiros atuam sobre duas plataformas motorizadas elevatórias que alcançam quase a totalidade da ponte, semelhantes às escadas dos caminhões de bombeiros. Durante a pintura da adutora, os grafiteiros permaneceram fixados por um cabo de aço que se estendeu por todo o perímetro de deslocamento.

“Ainda falta pintar os respiradores. Tem sido gratificante porque é um desafio. A proposta do projeto é muito boa, não tem como dar errado. É uma experiência única, particularmente falando. Foram 15 dias pintando a ponte para deixar uma mensagem para a nossa cidade”, destaca Gamão.

“Queremos despertar o sentimento de pertencimento com a água e com o Rio que é parte da nossa cidade e da nossa vida”, afirma Rodrigo Cordeiro, um dos idealizadores do projeto.

Reservatórios em São Paulo

A quantidade de água disponível nos sete reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo apresenta números menores que o registrado em junho de 2013, meses antes da pior crise hídrica da história do estado, de 2014 a 2015.

Dados desta sexta-feira (25) indicam que o volume operacional do sistema Cantareira, por exemplo, está em 45,5% atualmente, bem abaixo dos 56,6% registrados na mesma data em 2013, assim como o Alto Tietê, que apresenta 55,1% e apresentava há oito anos 61,5%. O volume total armazenado está em 53%, abaixo dos 63,3% apontados em 2013.

Apesar de o volume garantir o abastecimento nos próximos meses, especialistas indicam preocupação, principalmente pela condição climática.

“Se a gente considerar o disponível hoje, dá para levar até o final do ano com tranquilidade, o problema é que não vamos ter uma reposição no montante que seria necessário. Temos uma quantidade de água disponível nos reservatórios que é menor do que a que a gente tinha em 2013, no ano pré-crise", comenta Pedro Luis Cortes, professor do programa de pós-graduação em Ciência Ambiental do IEE (Instituto de Energia e Ambiente) da USP.

"As perspectivas climáticas são similares no sentido de falta de chuva no segundo semestre deste ano. Se a gente tivesse uma perspectiva que a primavera e o verão seriam chuvosos, dentro da normalidade ou acima dela, a gente ficaria tranquilo, o problema é que as perspectivas vão no sentido contrário. Isso coloca a nossa situação atual em uma perspectiva de alerta”, completa Cortes.

Além disso, o especialista defende que a Sabesp deve implantar programas de incentivo tais como bônus para quem economizar água.

“Por uma questão de prevenção, a gente deveria ter campanhas para economizar água, algo já feito pela Sabesp, e políticas mais intensas, como a volta da política de bônus, que usou durante a crise hídrica. Ela vai premiar a economia de água, o que é ótimo. Você não está cortando água das pessoas, mas dando uma opção de pagar menos, que é excelente para este momento. Eu não gosto de ser o portador de más notícias, mas se a gente não tomar providências agora, realmente a gente pode entrar em um cenário em que o racionamento seja mais possível de acontecer”, destaca Cortes.

Resposta

Em nota, a Sabesp afirma que não há risco de desabastecimento neste momento na região metropolitana de São Paulo, mas reforça a necessidade do uso consciente da água.

“No dia 25 de junho, o Sistema Integrado opera com 53% da capacidade, nível similar, por exemplo, aos 53,3% de 2018, quando não houve problemas no abastecimento. Importante destacar que a queda no nível das represas é normal nesta época do ano devido ao período de estiagem e ao volume baixo de chuvas. A projeção da Sabesp aponta níveis satisfatórios para passar pela estiagem (até setembro), mas a Companhia reforça a necessidade de uso consciente da água por todos, em qualquer época do ano”, diz a companhia.

Além disso, a Sabesp diz que a região é abastecida por um sistema integrado composto pelo Cantareira e outros seis mananciais (Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço), que permite transferências de água rotineiras entre regiões, dando mais segurança ao abastecimento. A companhia ainda fala sobre a campanha de conscientização do uso da água, em qualquer época do ano, no site http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450.

Sobre o projeto, a companhia destaca o Programa Novo Rio Pinheiros, que visa reintegrar o rio Pinheiros à rotina da cidade até 2022, tornando o seu entorno uma área de turismo e lazer, com suas águas sem odor. A Sabesp participa do projeto no eixo saneamento, ampliando a rede de coleta de esgoto. A expectativa é conectar 533 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto em bairros nos municípios de São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra. Até maio de 2021, segundo o governo do estado, já foi possível coletar e enviar para tratamento o esgoto de 302 mil imóveis localizados na bacia do Pinheiros, beneficiando aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Volume Operacional

  • Dados do dia 25 de junho de 2013 e 2021
Volume Operacional 2013 (%) 2021 (%)
Cantareira 56,6 45,5
Alto Tietê 61,5 55,1
Guarapiranga 83,2 62
Cotia 97,7 73
Rio Grande 90,8 74,6
Rio Claro 102 50,2
São Lourenço - 73,6
Volume total armazenado RMSP* 63,3 53

*Volume total armazenado nos Sistemas Produtores que abastecem a RMSP. Não estão somados os volumes do Sistema Cantareira Velho.

Fonte: Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.