Descrição de chapéu pets

Bênçãos de animais começam neste sábado (2) na capital paulista e ganham força na segunda (4)

Comemoração pelo Dia de São Francisco terá também quermesse, missa, vacinação e distribuição de ração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mariane Ribeiro
São Paulo

Missas, bênçãos e até evento de vacinação para animais de estimação marcarão as comemorações do Dia de São Francisco de Assis na capital paulista, na próxima segunda-feira (4). Mas as bênçãos dos bichos já começam neste sábado (2) e há quermesse em homenagem ao santo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Cosap (Coordenadoria de Saúde e proteção ao Animal Doméstico) realizará na segunda-feira um evento em sua sede em Santana, zona norte da capital paulista, para vacinação antirrábica e concessão de bênçãos aos pets na data em que é comemorado o dia Mundial dos Animais e também o de seu padroeiro, São Francisco de Assis.

Animal recebe a bênção na Paróquia de São Francisco de Assis, na zona sul de São Paulo - Mathilde Missioneiro - 4.out.20/Folhapress

O evento começará às 10h com uma missa apenas para funcionários e voluntários da Cosap e da Divisão de Vigilância de Zoonoses. Às 11h, serão concedidas bênçãos pessoalmente aos animais alojados no local e à distância a animais de estimação que tiverem suas fotos postadas nas redes sociais com a hashtag #DiaDosAnimaisCosap.

Das 11h30 às 13h acontecerá a vacinação dos pets, junto à concessão de bênçãos, em sistema drive-thru em frente à Cosap, na rua Santa Eulália, 86, em Santana. A secretaria afirma que não será necessário a apresentação de nenhum documento e que não será cobrada nenhuma taxa.

Além deste evento, a Paróquia São Francisco de Assis, que fica na Vila Clementino, na zona sul de São Paulo, realizará sua tradicional festa em homenagem ao seu padroeiro.

Na segunda-feira (4), os freis darão bênçãos a pessoas e animais de estimação durante todo o dia. Também, das 7h30 às 19h, ocorrerá a distribuição de ração.

No dia serão realizadas missas às 7h, 9h, 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30. A secretaria da Paróquia diz que as celebrações das 16h30 e 19h30 também serão transmitidas pelo canal da paróquia no Youtube.

A tradicional quermesse com barracas de salgados, artigos religiosos e o famoso bolo de São Francisco começou na última quinta-feira (30) e irá até o dia 4 de outubro.

Os bolos são vendidos em porções individuais, mantendo os protocolos por causa da pandemia, e vêm com as medalhinhas abençoadas.

A paróquia, que fica na rua Borges Lagoa, 1209, espera receber de 8.000 a 10 mil fiéis em suas comemorações. No ano passado, mesmo com a pandemia, a festa recebeu por volta de 5.000 pessoas, segundo a secretaria da igreja. A expectativa deles agora é que, com o avanço da vacinação, a festa deste ano tenha números mais parecidos com os de 2019, em que eles receberam aproximadamente 11 mil fiéis.

No Colégio Franciscano Pio XII, no Morumbi, a celebração em homenagem ao Dia de São Francisco ocorrerá já neste sábado (2). O evento terá início às 9h30 com uma cerimônia de abertura realizada pelo frei Florival, da Ordem dos Frades Menores, e que será transmitida ao vivo. A partir das 9h45, acontecerá as bênçãos aos animais de estimação em formato drive-thru no espaço de desembarque do colégio.

Programação na Paróquia São Francisco de Assis:

Missas (4/10)

18h

Quermesse

  • Do dia 30/9 ao dia 4/10

Bênçãos e distribuição de ração

4/10

  • Das 7h30 às 19h
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.