Turistas sem comprovação de vacina são barrados em navios de cruzeiro

Ao todo, 25 passageiros acabaram impedidos de embarcar no porto de Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde a retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil, na última sexta-feira (5), ao menos 25 pessoas não puderam embarcar por não atenderem aos principais requisitos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos protocolos sanitários para a atividade.

Segundo a agência, os passageiros foram barrados por não comprovarem a vacinação completa contra a Covid-19 ou por não terem cumprido o período de 14 dias, necessário para que a vacina gere imunização no corpo humano após a aplicação da segunda dose.

MSC Preziosa, navio que deu início à temporada de cruzeiros no Brasil, no último dia 5, partindo do porto de Santos (SP); passageiros que não comprovaram estar vacinados há ao menos 14 dias contra a Covid-19 não puderam embarcar - Vinicius Stassolla/Divulgação

Ao menos 23 das 25 pessoas tentavam embarcar no navio MSC Preziosa, na sexta, que partiu do porto de Santos (72 km de SP), no litoral paulista, em direção a Búzio, no Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro a retomar a circulação no país após a liberação do governo federal e marcou o início da temporada 2021/2022.

Os protocolos que devem ser seguidos para embarque, desembarque e transporte de viajantes em navios de cruzeiro pelo Brasil foram estipulados pela Anvisa e publicados em uma resolução na última semana de outubro.

A agência alerta que os passageiros devem ficar atentos às regras para que casos como dessas 25 pessoas não se repitam.

"Todos os viajantes devem observar atentamente as regras, documentos e prazos necessários para que tenham o embarque autorizado pelas empresas, que são responsáveis por garantir o cumprimento das normas", afirma a agência em nota.

Assim, com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação e disseminação do coronavírus durante os cruzeiros, a Anvisa estipulou que, para embarcar, os passageiros precisam ter o ciclo de vacinação completo contra a Covid-19, tendo tomado a segunda dose da vacina ou a dose única pelo menos 14 dias antes do embarque. É necessário a apresentação do comprovante de vacinação.

Os futuros passageiros dos navios também precisam apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque ou o teste de antígeno feito até 24 horas antes.

Há ainda regras para lotação máxima da embarcação que deve ser limitada a 75% da capacidade.

Durante a viagem, diariamente 10% dos passageiros a bordo e 10% da tripulação devem ser testados e a Anvisa ainda aponta que testes positivos não poderão ser descartados por um segundo exame ou contraprova.

A MSC Cruzeiros disse em nota que todas as pessoas com reservas estão sendo informadas sobre as medidas em vigor. "Caso alguém identifique que não conseguirá cumprir as exigências necessárias para o embarque até o dia do seu cruzeiro, tem como opção solicitar a remarcação da sua viagem", afirma a empresa.

"Nos casos em que o hóspede não possa embarcar devido às situações relacionadas à Covid-19, ele poderá utilizar o seu seguro-viagem, que atualmente é obrigatório como parte do protocolo", diz. "Já os hóspedes que não atenderem aos requisitos necessários para o embarque e mesmo assim se apresentarem no terminal portuário para a viagem, não serão autorizados a embarcar."

  • Dez principais requisitos para embarque e realização de cruzeiros:

  • Ciclo de vacinação completo contra o novo coronavírus, com aplicação da segunda dose ou dose única, tendo ocorrido pelo menos 14 dias antes da data do embarque ou de acordo com o informado em bula. É obrigatória a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19
  • Apresentação de teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque ou de teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque.
  • Preenchimento de formulário contendo informações sobre as condições de saúde do viajante. Esse formulário deve ser apresentado por todos os passageiros, inclusive menores de idade e tripulantes. O responsável pela embarcação é quem irá avaliar as informações prestadas e poderá negar o embarque
  • Testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação. Testes positivos não poderão ser descartados por um segundo teste (contraprova)
  • Lotação máxima da embarcação limitada a 75% da capacidade de passageiros
  • Espaçamento a bordo de 1,5 metro entre grupos de viajantes (exemplo: grupo familiar ou grupo de pessoas que viajam juntas)
  • Testagem semanal de toda a tripulação a bordo
  • Separação de cabines para isolamento de casos suspeitos a bordo
  • Aprovação prévia dos protocolos de cada embarcação pela Anvisa
  • Notificação diária da situação de saúde a bordo pela embarcação

Fonte: Anvisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.